domingo, 18 de agosto de 2013

Bergkamp, o Rei da Técnica



Dennis Bergkamp é, nos dias de hoje, treinador adjunto do Ajax, campeão holandês. Para muitos jovens, é apenas um nome igual aos outros. No entanto, para quem teve a felicidade de viver na era do holandês, jamais esquecerá este nome. Dennis Bergkamp, também conhecido como Ice Man, foi durante largos anos um dos melhores jogadores ofensivos do futebol mundial.

Existiram jogadores com recursos técnicos infindáveis e que foram elevando para outros níveis o que era possível fazer com uma bola de futebol. Mas Bergkamp era Bergkamp. Wenger, seu treinador no Arsenal, disse um dia: "Se conhecerem alguém que jogue melhor do que ele, avisem-me". E eu digo: Se tiver existido um jogador superior a ele em termos técnicos, convido a deixarem o nome na caixa de comentários.

Bergkamp nem se destacava especialmente pelos dribles, mas era o rei da técnica, em todas as dimensões. Técnica de passe, técnica de recepção, técnica de remate, técnica de condução...tudo parecia fácil nos pés do holandês que fez alguns dos mais incríveis golos da primeira década do novo século.

Dennis Bergkamp teve o azar, ou a felicidade, de estar sempre rodeado de grandes craques, o que acabou por esconder, de certa forma, o seu brilhantismo individual, elevando para outro nível o colectivo, porque ele era essencialmente um jogador de equipa. Um jogador temível no último passe e na definição dos lances, na capacidade de percepção do jogo, na inteligência da sua leitura e com uma tomada de decisão ao nível dos melhores de sempre.

Mas voltando aos companheiros. Fez a formação no Ajax, onde se estreou pela equipa profissional e passou 7 temporadas. Marcou 122 golos, ganhou 1 Liga Holandesa, 2 Taças, 1 Taça Uefa e 1 Taça das Taças. Ao seu lado, estavam nomes como Van Basten, Rijkaard, Danny Blind, Davids, Seedoorf ou os irmãos De Boer. Transferiu-se para o Inter de Milão, por 20 milhões de € no ano de 1993, actuando duas épocas, e ganhando nova Taça Uefa. É então transferido para o Arsenal de onde não mais saiu. No clube inglês venceu 3 Ligas, 4 Taças e 4 Supertaças. Faltou-lhe novo título europeu para coroar uma brilhante carreira, mas sobretudo para o elevar para outros patamares, que também Thierry Henry, Robert Pires, Patrick Vieira, por exemplo, seus companheiros no Arsenal, podiam ter atingido.

Em termos de prémios, e apesar de nunca ter ganho uma Liga dos Campeões ou uma grande competição pela sua selecção onde foi internacional por 79 vezes, fazendo 37 golos, ficou por 2 vezes em 3º lugar nos prémios FIFA para jogador do ano, 3 vezes em 2º no prémio World Soccer e em 2º e 3º na bola de Ouro oferecida pela France Football.

Dennis Bergkamp ficou ainda conhecido pelo seu medo em andar de avião, o que lhe fez perder alguns compromissos europeus pelo Arsenal e pela sua selecção. Segundo consta, só participou no campeonato do Mundo de 94 porque foi anestesiado pelos médicos para ir a dormir durante o voo. 

Bergkamp notabilizou-se enquanto jogador mas podia ter escrito o nome na história com outro brilho se tem tido a sorte de vencer uma grande competição a nível Europeu ou mesmo Mundial. Era e será sempre relembrado por todos os amantes do futebol pela sua veia artística capaz de atingir níveis soberbos.


Historial:
Épocas                  Clube                     Jogos                Golos
1995-2006           Arsenal                    423                    120
1993-1995       Internazionale                72                      22
1986-1993             Ajax                      237                    122

Selecção Holanda                                  79                      37

2 comentários:

  1. Tenho um DVD deste senhor com o resumo da carreira dele 4 horas de futebol, como futebol deve ser jogado. Pelo meio algumas entrevistas dele, a falar do mundial de 94 entre outros momentos. Falou tampo golo que marcou contra o Newcastle, acho, aquele mais famoso, onde disse que não era intenção dele fazer aquilo, mas correu bem.
    Grande jogador!

    ResponderEliminar