sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Contra a corrente de um Sporting em alta


A pré-época do Sporting, excepção feita aos jogos no Algarve, trouxeram novamente o público de encontro à equipa e um interesse muito grande da parte dos seus adeptos em relação a este ano desportivo. Depois das vitórias na pré-época e da recente vitória esclarecedora sobre a Fiorentina, parece existir por Alvalade e na opinião globalizada a ideia de que o Sporting se prepara este ano para voltar a assumir o posto de terceiro grande. Não tenho dúvidas que Bruno Carvalho trouxe muitas coisas boas aos leões, e que Leonardo Jardim é um dos treinadores mais competentes da liga. Mas passando aos pontos fundamentais deste contra a corrente positiva generalizada:

- A qualidade individual é anormalmente baixa para um clube da dimensão do Sporting. Apesar dos últimos anos fracos em termos desportivos, este plantel apresenta-se como um dos piores, em termos individuais, dos últimos anos. O Sporting tem um plantel curto, por si só com um onze já deficitário, e sem grandes opções de banco. É verdade que a não ida à Europa é uma boa oportunidade para uma reestruturação, mas será um risco fazer um ano desportivo que se procura de retrocesso face aos anteriores e dispor de tão pouca qualidade individual e, sobretudo, não ter, aparentemente, um grupo de jogadores como base que num futuro próximo possa ser a cara de uma equipa que se quer a lutar pelos primeiros lugares de forma constante.

- O processo de jogo de qualquer treinador e de qualquer equipa estará sempre condicionado quando os dois centrais são Rojo e Maurício. O argentino já sabemos que não se faz rogado e quase sempre opta por jogar sem sentido, sem pensar, e sempre batendo na frente sem rodeios. Maurício pode estar ainda numa fase de conhecimento do jogo e de assimilação de ideias, mas a agressividade excessiva que demonstra até o podem fazer um jogador útil em alguns momentos, mas a falta de aptidão técnica que demonstra podem comprometer uma ideia de jogo diferente da parte do treinador.

- William Carvalho tem presença física e sabe jogar com bola, mas irá o Sporting enfrentar uma época longa com ele a titular? Lento a pensar, posiciona-se muitas vezes mal e tem uma cultura táctica abaixo do que se exige para o lugar. Rinaudo por muitos problemas que tenha no seu jogo, continua a ser a opção com maiores créditos.

- Fredy Montero fez um grande golo à Fiorentina mas estou em crer que será a maior decepção da época. Tecnicamente, e quando a bola lhe chega, tem qualidade. Poder de drible, sabe conduzir e jogar com os colegas. Mas falta-lhe muita coisa. Não é agressivo o suficiente para lutar por bolas de forma consecutiva. Tem problemas na abordagem aos lances. Não é um finalizador, falha frequentemente boas situações de golo e sobretudo não tem características de jogador de área. O Sporting precisa de um 9 com outro perfil e sobretudo outra qualidade, pois Montero parece-me que será apenas um jogador útil, não mais que isso.

- Capel pode conquistar os adeptos pela disponibilidade e querer que mete no jogo, mas não passa de um jogador mediano. Más decisões, fraco aproveitamento e muita irregularidade. Contudo, olhando para o plantel, poucas são as alternativas mais capazes.

- A aposta excessiva na formação sem qualidade. Sim, o Sporting já lançou e continua a deter nas suas fileiras jogadores da formação com talento, mas também há muitos, como é normal, que não têm essa qualidade. Não pode o Sporting meter as fichas todas para constituir um plantel em jogadores como Illori, Fokobo, Zezinho, Esgaio e Betinho, que me parece que são curtos para o que o Sporting pretende. 

- O Sporting tem de se capacitar e sobretudo fazer ver aos seus adeptos que este ano pode arriscar-se novamente a ter uma época com muitos momentos negativos. Mas tem de perceber realmente onde estão as suas mais valias concretas. E elas não podem passar um ano a competir na equipa B, ou como suplentes da principal. Falo daqueles que têm condições para ser os seus melhores jogadores dentro de pouco tempo, se é que já não o são: Adrien Silva, André Martins, Eric Dier, João Mário, Filipe Chaby e Carrillo.

Sem comentários:

Enviar um comentário