domingo, 27 de junho de 2010

Thomas Muller, o melhor do Mundial


É quase um contra-senso fazer esta análise e não escolher como cartaz principal um jogador de brilhantismos e números artísticos de fazer encher estádios. Desde o primeiro jogo frente à Austrália que me chamou a atenção aquele que estava, juntamente com Ozil, a dar a dimensão seguinte ao futebol germânico em termos de eficácia e qualidade de processos no último terço.

Jogando num 4-2-3-1 em organização defensiva, desdobrando rapidamente num 4-1-4-1, tendo como principal elemento de decisão e e aceleração na transição ofensiva Mezut Ozil, com o acompanhamento de Schweinsteiger no critério e batuta dos ritmos dos alemães, a verdade é que Thomas Muller vem-se apresentando como um elemento chave da selecção alemã e, quanto a mim, o melhor até ao momento do Mundial.

Muito forte em organização defensiva e no auxílio que oferece em zonas de pressing, pela sua grande capacidade física, muito importante em lances de bola parada, denota ainda uma imensa capacidade física capaz de o fazer percorrer kilómetros e kilómetros (sempre bem) ao longo do jogo. Muito inteligente e sempre certo em todos os seus movimentos, forte em progressão e na criação de espaços através de situações de toque rápido e desmarcação, já conta com 3 golos na prova, e vem aparecendo cada vez mais na ribalta deste Mundial.

Não tem a mestria de outros nem a elegância dos grandes nomes, mas ao nível da simplicidade e eficácia dos seus processos, aliando ainda a qualidade técnica que realmente é assinalável, pode estar aqui um sério candidato ao prémio de melhor da prova - nem que seja dos mais jovens. É que tem apenas 21 anos.

3 comentários:

  1. André , admiro alguns textos que você escreve , embora nem sempre concorde.
    Mas, permita-me discordar, acho que Ozil tem sido o melhor do Mundial. É certamente top3 dos jogadores com mais talento no mundo, na linhagem de Leo Messi,Aguero, Giovinco(apesar de estar a apodrecer no banco da Juve, tem magia nos pés. é um case-study), among others..

    Tudo em Ozil tem sido espetacular neste mundial, nao menosprezando o super Muller, mas certamente Muller nunca será tao bom como Ozil. Será sim, mais um Kuyt, jogador com extrema importancia tactica que nao param de correr os 90' e são grande garantia de golos e assistencias.
    Mas Ozil é outra coisa. É um espetáculo constante. É a garantia da espetacularidade, de magia, e acima de tudo, vitórias.

    No entanto aprecio o seu ponto de vista, mas Ozil é de outro patamar.
    Fique bem ;)

    ResponderEliminar
  2. Boas. Obrigado pelo comentário.

    Concordo, em parte, com a sua opinião. Acho o Ozil, claramente, o jogador mais vibrante e decisivo até agora. Mas não podemos esquecer "os outros", os jogadores fundamentais sob o ponto de vista táctico e de posicionamento, muito importantes nas estratégias e nas diferentes fases de jogo das equipas.

    Ozil será sempre muito mais valorizado, Muller, concordo totalmente, será um monstro táctico e de eficácia... mas o futebol também se faz disso.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos,
    Atenção a esta Alemanha e principalmente às futuras.

    Muito talento, nem parece uma selecção alemã a jogar.

    Apostaram muito nas camadas jovens e os frutos estão à vista.Gerações muito talentosas.

    abraço

    ResponderEliminar