terça-feira, 30 de setembro de 2014

Anderson Talisca



Já aqui tínhamos atestado a sua qualidade. Jogador que dentro da anarquia que ainda oferece pode acrescentar muito ao jogo ofensivo do Benfica. Mas o perfil psicológico que parece apresentar poderá atrasar a sua adaptação a uma posição mais recuada que acreditamos ter tudo o que as suas características físicas e técnicas pedem.

Talisca tem jogado, e bem, no apoio ao avançado, como elemento sem grande capacidade posicional como gosta Jesus mas tem aparecido muito bem em zonas de finalização o que lhe tem dado destaque grande neste Benfica. É de realçar que vem de um campeonato diferente e a forma como se está a impor é um facto de assinalar.

Contudo vamos tentar perspectivar o futuro. Talisca pela capacidade que tem de progredir com bola, jogando de frente, é um elemento muito perigoso para as equipas contrárias. Exemplo disso é o golo ao Estoril e o lance que origina a expulsão frente ao Moreirense. Vendo o jogo de frente, partindo em penetração, é difícil de parar e a qualidade na progressão que apresenta, também a passada larga que queima metros e junta sectores, tem de ser explorada.

O modelo do Benfica pode ganhar com as características que o ex-Bahia vem dar à equipa, mas é importante também que Talisca compreenda as missões - sobretudo defensivas - que não deve descurar a este nível competitivo. Ainda é lento a recuperar e pouco pro-activo na recuperação. Pela agilidade e estrutura física pode ser facilmente uma "aranha" nas recuperações, capaz de se destacar também aí.

A frieza na hora de finalização tem sido de assinalar e podem-nos levar a perceber que Talisca tem também golo. Mas pode muito bem, conforme for crescendo, ir ganhando rotinas de jogar mais por trás, acrescentando a este Benfica movimentações e posicionamentos de nº10, coisa que Jesus tem insistido em não ter ao longo dos anos, mas que pode com o brasileiro ser uma obrigatoriedade face à sua afirmação na equipa encarnada.

2 comentários:

  1. Boas, não tenho muito a acrescentar. Apenas acho que o que falta ao talisca é o mesmo que faltou durante muito tempo ao rodrigo: capacidade de jogar entre linhas.

    No caso do talisca não sei se é só incapacidade, ou simplesmente o facto de ter o ritmo de decisões de um brasileirão. Quando pressionado ou com pouco espaço, é muito difícil para ele dar seguimento às jogadas (ontem foi gritante)

    Percebo a aposta do jesus nele, pq pelas caracteristicas fisicas e tecnicas, é um gajo sempre próximo do golo, jogando ali. Mas esse jogo entre linhas é algo que penso que o Bernardo poderia fazer melhor do que o brasileiro.

    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  2. Está a ser uma grande surpresa o Talisca, tanto que até no próprio Brasil era praticamente um desconhecido

    ResponderEliminar