quinta-feira, 24 de abril de 2014

Os assassínios a Mourinho



O título do post é forte. Mas olhando para a globalidade do "falar futebol" do mundo cibernáutico vemos críticas imensas ao treinador mais marcante dos últimos anos a par de Guardiola.

Vamos ver Mourinho. A incapacidade ofensiva do Chelsea nos jogos mais difíceis vem sendo criticada de forma sistemática. Eu critico Mourinho no discurso. Na forma como se está constantemente a colocar abaixo dos rivais. Como perdeu o interesse pela guerra e se dá por vencido à partida. Como entra numa postura de choramingas sem evidenciar o espírito lutador e vencedor que sempre mostrou. Está diferente.

Mas futebolisticamente falando continua no auge. Porque ganha. Mourinho é o treinador mais forte do Mundo na componente estratégica do jogo. Não é só sorte. Nos momentos cruciais raramente desilude e mesmo partindo em inferioridade perante os adversários consegue superiorizar-se pela forma como a sua equipa se dispõe em campo e consegue estar nos variados momentos do jogo.

O futebol não pode ser apenas dominar todos esses momentos mas sim ser globalmente mais forte. O futebol é um jogo de eficácia e nem sempre quem tem uma filosofia inquebrável ganha. Mourinho adapta e adequa em função do momento e no contexto que o jogo lhe coloca. E consegue resultados.

Foi a Madrid jogar completamente a defender mas até para isso ele tem de ser bom. Anulou todas e quaisqueres valências do futebol do Atlético e simplesmente colocou-os em situações em que não estão habituados e não sabiam como sair delas. Mourinho saiu com um 0-0 que lhe pode ser muito útil. De que interessava jogar bem, de forma atraente e a permitir um grande espectáculo e não partir em vantagem para a 2ª mão junto dos seus adeptos?

Para além disso a sua obsessão pelo momento defensivo é deveras interessante. O Chelsea é a equipa da Liga Inglesa com menos golos sofridos (26 em 35 jogos) e consegue oferecer uma segurança e um controle do jogo muito grande, mesmo sem a bola. Abdicando em grande parte de muitos momentos de organização ofensiva, consegue nesse momento ou em transição ser das equipas mais venenosas e eficazes e possivelmente das que melhor taxa de aproveitamento têm relativamente ao número de situações de finalização que criam (mesmo sem um avançado de top).

Este Chelsea de Mourinho pode ser odiado mas a filosofia do português não se tem alterado e ela já era visível em Madrid. Um futebol mais seguro, de maior controle especial e de menos posse, mas muito cínico e direccionado para o objectivo máximo do jogo: Vencer. Mesmo que no jogo de Londres o Chelsea volte a fraquejar do ponto de vista do espectáculo, saberá ser extremamente competitivo o suficiente para marcar presença em mais uma final da Champions.

8 comentários:

  1. Este futebol de Mourinho será lembrado como o de Di Matteo - apenas figurará na história como um número. Acho legítimo a ambição de querer ganhar 3 Champions por 3 equipas diferentes, mas o futebol praticado é triste e deprimente... então em Liverpool foi mau de mais... (exceto o magnífico resultado).

    TRFA

    ResponderEliminar
  2. E a vertente estratégica, numa época desportiva, reflete-se em 10% dos jogos. E o resto?
    Não é que Mourinho seja mau. Mas está muito longe do que já foi, e nem sequer é top 5 no mundo.

    ResponderEliminar
  3. E o Guardiola é top10?

    A estratégia está adjacente a todos os jogos e tem maior preponderância nos momentos decisivos. Veja-se hoje.

    É que ganhar a liga alemã quando se vai buscar os melhores jogadores ao principal rival não é elucidativo de nada.

    E trucidar todos o ano passado e no ano seguinte, exactamente os mesmos jogadores, levar 5, já depois do Barça levar 7 (desses mesmos jogadores que agora levam 5) é de pensar se este futebol que todos vocês idolatram é realmente a última coca-cola do deserto...

    ResponderEliminar
  4. Hmmm, engraçado as declarações sobre Guardiola surgirem agora. Depois do resultado. Muito engraçado mesmo. Queria ver alguém ter coragem de dizer o que você disse caso tivesse perdido por 1-0, ou empatado 0-0. Ainda que acabasse eliminado. lol. Seria engraçado perceber isso.

    ResponderEliminar
  5. Normal. Os resultados é que ditam o sucesso ou insucesso do futebol. Engraçado é o Mourinho ter os resultados que têm e existirem pessoas a dizer que ele nem top5 é, porque sim, apenas.

    ResponderEliminar
  6. Se um resultado ditasse alguma coisa, a minha mãe também podia ser treinadora. O Mourinho com uma equipa melhor, ao longo do campeonato, está a fazer pior que outro que tem uma equipa muito pior. E resultados são isso. Longo prazo. Liga dos Campeões é tudo, tudo mesmo, menos avaliador do processo. Dito isto, sem discussão. Mourinho é um grande treinador, mas muito, muito, muito longe do que já foi.

    ResponderEliminar
  7. Não Baggio, não é só um resultado.

    É o Mourinho ser campeão em todos os contextos e ser o mais forte em todos os momentos porque passou. Não foi o melhor numa equipa que ganhava tudo até internacionalmente, com os melhores jogadores, e para se sentir confortável foi para outro contexto onde o maior rival até cede jogadores à sua equipa. Não, esse não foi o Mourinho.

    A equipa do Mourinho é muito boa mas não está ao nível das principais equipas europeias. E ele mais uma vez estará na luta.

    ResponderEliminar
  8. lá se foi a final... pode ser que lhe faça bem ao espírito e na próxima época volta ao Mourinho de quem fui fã

    ResponderEliminar