quarta-feira, 30 de abril de 2014

A não adaptabilidade dá nisto



...4-0 do Real Madrid na sua própria casa. Nada que não tivesse sido já debatido neste espaço nos últimos dias e até mesmo em outros momentos. Este modelo de Guardiola não exequível de acordo com os jogadores que tem à disposição acabaria por dar para o torto e de forma clamorosa. Esta não foi só a derrota mais pesada do técnico espanhol a este nível como foi também a que mais expõe as suas fragilidades.

Qualquer modelo de jogo deve ser direccionado para potenciar as características dos jogadores. Uma equipa como o Bayern que ganha tudo no ano passado, trucidando adversários (inclusivé a geração de Guardiola no Barcelona por 7-0), não pode mudar de forma tão radical como fez este ano apenas para ir ao encontro de um futebol de um treinador que acabou por recolher mais críticas do que propriamente elogios palpáveis num contexto onde seria difícil que isso acontecesse.

A componente estratégica é fundamental no jogo e sobretudo nos momentos das decisões. Jogar num bloco tão subido e em constantes igualdades posicionais nos momentos de transição defensiva frente a uma equipa que tem um jogador a decidir como Modric, um jogador que liga sectores de forma tremenda e que pela sua capacidade de aceleração garante rápidamente vantagem posicional em transição ofensiva chamado Di Maria, e jogadores que com espaço nas costas como Ronaldo e Bale, é garantir suicídio, e garantir a humilhação que se verificou hoje.

Mais grave ainda é abdicar do ADN da equipa, que fazia dos esquemas tácticos um dos seus alicerces, e que sofre três golos dessa forma. Guardiola não soube explorar o que a sua equipa tinha de mais forte, e isto não se resume a um jogo. Ganhar o campeonato alemão onde o único rival actual é o principal fornecedor de jogadores para a própria equipa não pode ser nunca um elogio. É apenas a sua obrigação. E fazer a figura que fez em alguns jogos do campeonato, recolhendo críticas constantes de todos os quadrantes do futebol e do próprio clube, e sair da forma como o fez hoje na Champions, mostrou um Guardiola derrotado e sobretudo demasiado agarrado a ideias que agora (tal como no ano passado no Barcelona x Bayern) se provam estar equivocadas.

O futebol está em constante mudança e a adaptação/evolução de treinadores e seus intérpretes é o garante de sucesso duradouro de estratégias e filosofias daqueles que ganham em todos os contextos possíveis. E se Mourinho, tão criticado nos dias de hoje, vencer este ano em Lisboa com um plantel muito inferior aos demais concorrentes, vamos ver quem tão cedo ganhará 3 champions em 3 países diferentes, 3 contextos diferentes...veremos!

10 comentários:

  1. E isto dá para rir...
    1ano do bayern 1 campeonato, 1 final da taça, 1 campeonato do mundo de clubes, meia final da liga dos milhoes. Já ganhou 2 titulos. pode ganhar 3, em 5 que disputou. muita mau pah. Senhor mourinho em madrid, 3 anos, 3 titulos. brilhante o milagre da adaptação.

    ResponderEliminar
  2. Só pelo começo do comentário ficamos assim:

    "1 ano de Bayern"

    Sim, 1º ano. Mas isso pressupõe o quê? Herdou a equipa e os jogadores mais fortes do Mundo. Os que trucidaram tudo e todos. Os que ridicularizaram pela primeira vez o tiki-taka. Os que venceram tudo sem margem para dúvidas.

    1 campeonato 1 final da taça? Num campeonato onde o maior rival cede jogadores ao Bayern? Isso é a sério?

    1 meia final? Com uma equipa que no ano anterior tinha levado tudo à frente e agora leva 5?? O Bayern alguma vez na sua história foi tão humilhado nesta prova como no dia de ontem?

    Quanto ao Mourinho em Madrid, e contra a melhor equipa do novo século, com os jogadores no seu maior auge (e que também ganharam tudo na selecção), intrometeu-se na luta e trás títulos para contar.

    Nada brilhante é o que acreditamos cegamente afinal estar mal e não ter capacidade para o perceber...

    ResponderEliminar
  3. Quantos jogadores do Bayern seriam titulares neste Real?

    ResponderEliminar
  4. No final da época passa acho que a resposta seria quase todos.

    O que os fez ficar assim tão diferentes passado 12 meses? Resposta é a que estás a pensar? Sim, o treinador.

    ResponderEliminar
  5. isso porque só estas a avaliar em termos de resultados.. o ano passado fizeram uma época fantástica.. mas isso não quer dizer que fossem os melhores do mundo.. até porque há 2 anos, os mesmos perderam tudo.. por isso não acho que estejam assim tão diferentes. isto nao quer dizer que o guardiola não tenha cometido alguns erros, que cometeu..

    ResponderEliminar
  6. Vamos ver se nos entendemos:

    Perderam tudo? Estiveram em todos os momentos das decisões. Fracassaram no último momento da época. No ano seguinte voltaram a lá estar e venceram tudo. Trucidaram. Significa que são muito melhores que os outros porque estar 2 anos seguidos no mesmo patamar é sinónimo disso.

    Depois..."avaliar em termos de resultados"; Então o futebol avalia-se em quê? Percentagem de posse de bola?

    Guardiola tornou os jogadores e a equipa mais fraca. Pior avaliação que qualquer treinador pode ter, é a de Guardiola esta época.

    ResponderEliminar
  7. eu sou da opinião que a qualidade de trabalho de um treinador não se avalia só pelos resultados. Mas se queres falar disso.. Guardiola já tem alguns títulos esta época. Perdeu nas meias finais da champions para um Real Madrid fortíssimo. Já sei que dizem que ganhar o campeonato alemão e fácil.. mas o antigo treinador, que dizem super competente, perdeu esse mesmo campeonato no 1º ano.. mas as pessoas só se lembro da fotografia final.. é como agora, a maior parte das pessoas avalia o guardiola por estes 4-0.. é a fotografia final.. mas o seu trabalho, para o o bem e para o mal é muito mais que isso.

    ResponderEliminar
  8. e o texto sobre o q da a adaptabilidade, é p qd?

    ResponderEliminar
  9. Vamos então falar de títulos! O Heynckes na primeira época ganhou 0! O Guardiola varreu o campeonato como nunca ninguém antes tinha feito. "ah mas tinha a equipa do ano passado", mas mudou-lhe o modelo não mudou? Ganhou ainda mais a vontade nao ganhou? Alguma coisa há de estar melhor... O Guardiola depois da pausa de inverno começou a usar duplo pivot, coisa que nunca havia feito na vida. Dizer que o Tiki-Taka está ultrapassado porque perdeu para o Bayern o ano passado é uma barbaridade, estamos a falar de uma equipa que quase não tinha treinador...

    ResponderEliminar