sábado, 16 de novembro de 2013

O futebol apoiado do Japão


Há muito que os acompanhamos. Os talentos nipónicos começam a aparecer em grande destaque na Europa e agora será a sua selecção que promete surpreender o Mundo no Brasil. Quando aqui falámos em alguns dos nomes ainda escondidos naquele campeonato (OgiharaKakitaniNagai), sabíamos ao que íamos.

Quem acompanhou como fizemos os últimos jogos nipónicos frente à Sérvia e à Holanda percebe que há ali muito futebol para mostrar. Sobretudo pela continuidade que existe entre o jogo realizado no campeonato local e o transfer que há para a sua selecção. Uma clara amostra de que investir e desenvolver a sua formação trás resultados.

O Japão é uma equipa muito próxima do futebol europeu, sobretudo do futebol espanhol e alemão. Não é por acaso que muitos nipónicos estão na Bundesliga. Zona de construção ao nível dos melhores. Futebol apoiado, criatividade, dinâmicas colectivas, e tudo sempre em alta rotação (o que mais surpreende). Tem ainda intervenientes de grande nível no 1x1 e na forma como pensam o jogo.

Hoje o Japão empatou a Holanda e ridicularizou os europeus na 2ª parte. Domínio absoluto de todos os momentos do jogo. Com Uchida, Nagatomo, Hasebe, Okazaki, Honda, Kiyotake e Kagawa fica mais fácil. Continuem a seguir que vai valer a pena.

4 comentários:

  1. Grande golo,sim senhor.. Muito inteligentes esses samurais...

    Outra coisa digno de relevo nesse jogo,Robben conseguiu seu movimento fetiche(até que enfim)!

    http://www.youtube.com/watch?v=d9D24qduO3Y

    ResponderEliminar
  2. Grande golo do Robben. Mas aquela 2ª parte foi toda do Japão, chegou a ser confrangedor a dificuldade da Holanda passar do meio-campo em grandes partes desse 2º tempo.

    ResponderEliminar
  3. E nos sub17 também dominam o jogo (contra a Suécia fizeram na ordem dos 70% de posse de bola). Processos são os mesmo em todas as categorias, suponho. Ainda não vi a selecção principal, mas estou curioso. Talento não falta.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  4. A selecção principal joga muito. Muita criatividade e fundamentalmente mobilidade em organização ofensiva. Futebol sempre curto e apoiado, muitas situações de 2x1 dentro do centro de jogo. Cuidado com eles.

    Abraço

    ResponderEliminar