quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prospecção: Rafa (Braga)


Foi uma das principais surpresas da segunda liga o ano anterior. Rafa protagonizou neste mercado uma luta acesa entre Sporting e Braga pelo seu concurso e promete fazer valer o esforço. Jogador de corredor lateral, muito dinâmico e intenso em jogo, é dotado tecnicamente e tem um poder de aceleração e velocidade acima da média. Joga nos dois flancos com a mesma qualidade, aparece muito bem em zonas de finalização, sabendo-se incorporar bem por dentro, onde denota uma boa capacidade de remate. É agressivo e não tem receio de assumir o jogo. Atenção a este valor a despontar no nosso campeonato.

Nacionalidade: Portugal
Data de Nascimento: 17-05-1993 (20 anos)
Altura/Peso: 170 cm / 66 kg
Posição: Extremo Direito/Esquerdo
Clube: Braga

Época           Clube           Jogos           Golos
2012-13     Feirense            41                10                
2011-12     Feirense            35                 0      

        

5 comentários:

  1. Boas!

    Também acredito no potencial dele, mas tens um erro: ele não é extremo, é "10". Só jogou a extremo nos sub21 porque há muita gente para o meio (William Carvalho, Sérgio Oliveira, João Mário, Tiago Silva, André Gomes, Luís Gustavo, Tozé (que também jogou a extremo...)).

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  2. Bom ver que voltas-te a "postar" ! ;)

    Confesso que ainda nunca o vi jogar, mas é um jogador pelos vídeos que tenho visto e pelas descrições que tenho lido, referem-no sempre com um médio ofensivo centro, isto é um "10"...
    Em que muitas vezes descai nos flancos como forma de criar desequilibrios, mas onde as suas características são melhor potenciadas era no centro do campo... (até mesmo no video que referiste dá essa sensação)
    Estou errado nesta observação ?

    ResponderEliminar
  3. Fez uma pré-temporada excelente. E aposto nele para ser uma das revelações desta Liga.

    ResponderEliminar
  4. Boas. Obrigado pelos comentários.

    Luis Santos, eu não partilho da mesma opinião em relação ao Rafa. Embora o veja a jogar bem por dentro, acho que fará carreira na faixa, sobretudo por essa mesma facilidade que tem em procurar o espaço interior e poder combinar ou finalizar. Pelo meio vejo-o muitas vezes de costas, e ele de frente, em situações de 1x1 potencia mais o futebol que tem. Mas não o vejo no Braga actual a jogar por dentro, parece-me que será opção para o corredor.

    Ricardo, acabo por concordar com a tua observação, mas vejo-o enquanto futuro a jogar como extremo, mais referência posicional, mas com liberdade. Ele ou joga numa equipa grande na posição 10, ou numa equipa de nível médio terá dificuldade, pela forma como tem de auxiliar no processo defensivo, jogar mais vezes de costas e na zona de construção, faltando depois metros para aparecer onde mais se destaca, que é no último terço.

    Zé Pelé, eu também acho que será, talvez, uma das principais revelações da Liga. O Braga tem de apostar nele já este ano.

    ResponderEliminar
  5. Ok. Como futuro não ponho em causa. Talvez faça carreira na ala. É possível. Dependerá muito do que acontecer esta época. Mas estava a falar do que ele fez até agora.

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar