segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Belenenses a caminho...


No saber reconhecer as suas limitações e potenciar as virtudes, está o ganho. Mas em tudo. E mais do que isso, conseguir adaptar-se a uma dificuldade nova, a um momento inesperado, e obter ganhos, é uma mais valia. Ainda havia poucas dúvidas que o Belem subiria este ano, mas depois deste jogo ficaram desfeitas, quanto a mim.

Uma equipa extremamente adulta, personalizada, confiante e com um espírito competitivo impressionante. Van der Gaag tem, claro, papel preponderante nisto. Ver a forma como a equipa está a jogar bem, com produtividade, e sofrer 2 golos em 2 momentos únicos no jogo, apanhar-se com menos 1 elemento em campo, e ter um jogador lesionado desde os 60 minutos sem ser possível realizar alteração, e conseguir empatar o jogo... é de equipa grande.

O Belenenses deixou o seu futebol apoiado e mais rendilhado, os seus sectores juntaram-se, sempre com os jogadores próximos, passando a apostar num futebol mais directo e vertical, procurando ganhar metros no campo descurando alguns critérios de organização bases e adaptando o seu modelo às inerências. O Belém deu tudo para as bolas paradas e conseguiu 2 golos. Saíram os dois virtuosos do ataque, Arsénio e Tiago Silva, mas não foi por isso que a equipa perdeu capacidade ofensiva.

Mas este texto é para falar do melhor médio da liga. Fernando Ferreira vem construindo uma carreira a crescer e enfrenta, talvez, o melhor ano de sempre. Tomada de decisão excelente, qualidade de passe, presença em campo e capacidade leitura dos momentos de jogo acima da média, e uma meia distância como upgrade das suas acções. Acima disso, mentalidade competitiva e liderança.

Kay confirma as credenciais. Rápido, bom posicionamento, inteligente nas abordagens, boa capacidade de desarme. E foi bom ver durante 45 minutos Tiago Silva. É jogador e vai a crescer para a 1ª liga.

Sem comentários:

Enviar um comentário