quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

As mais valias da 2ª Liga

Terminada está a primeira volta da competitiva segunda liga portuguesa, importa olhar com atenção para o que de bom vai aparecendo no nosso futebol e que parece ter capacidade para passos mais ambiciosos em carreiras individuais que se perspectivam de bom nível.


Tiago Silva (Belenenses)
Posição: Médio Ofensivo
Idade: 19 anos

Imprevisibilidade, versatilidade e irreverência. Tiago Silva, produto das escolas do Benfica, está em Belém desde os 16 anos e assim chegou aos profissionais. Jogador dotado técnicamente, boa capacidade de drible, assume o um contra um, espelha irreverência nas acções que desenvolve. Pode jogar nas faixas mas também pelo corredor central em apoio a um jogador mais fixo. Boa qualidade de passe e para a idade excelente tomada de decisão.


João Mário (Sporting)
Posição: Médio Defensivo
Idade: 19 anos

João Mário é o cérebro da equipa B dos leões. Jogador da posição 6, características modernas. Visão de jogo, qualidade de passe, tomada de decisão, cultura táctica, classe na execução. Jogador de recursos técnicos altíssimos, tem qualidade que sobra para dentro de algum tempo estar nas escolhas principais da equipa principal do Sporting.


Filipe Chaby (Sporting)
Posição: Médio Centro
Idade: 19 anos

Chaby, na senda dos pés-esquerdos de qualidade a aparecer no nosso futebol (David Simão, Josué ou Rosado) tem algo que chama à vista dos que observam o seu jogo. Rapidez na execução, boas decisões, eficácia e objectividade no jogo, tem realmente um pé esquerdo de grandíssima qualidade.


Bruma (Sporting)
Posição: Extremo
Idade: 18 anos

É a grande pérola dos leões. Joga de igual forma nos dois corredores laterais. Excelente capacidade técnica e de improvisação. Vasto leque de recursos ao nível do drible, acima de tudo, veloz em condução e imprevisível na decisão que toma. Um perigo à solta na zona de finalização.


Rabiola (Aves)
Posição: Avançado
Idade: 23 anos

Uma das promessas do futebol português, tardou em demonstrar todo o futebol que se lhe previa. Hoje, Rabiola, demonstra nas Aves todas as credenciais que prometeu dar ao futebol português: golos. Leva 12 na Liga mais 5 na Taça da Liga. Faro de golo, qualidade técnica e de execução, ainda vai a tempo de construir uma boa carreira.


João Cancelo (Benfica)
Posição: Lateral Direito
Idade: 18 anos

Cancelo é a grande promessa do conjunto secundário do Benfica. Jogador irreverente, veloz, muito perigoso embalado, tem de crescer a nível posicional, mas tem todas as condições físicas e técnicas para ser jogador do Benfica. Talento tem, e muito, que bem direccionado, pode até ser curto para o emblema da Luz.

Sebá (Porto)
Posição: Extremo
Idade: 20 anos

O mini-Hulk dos dragões vai-se estreando pela equipa principal e promete. Jogador veloz, fisicamente dotado, agressivo, é explosivo em aceleração e detém um remate muito forte. Precisa crescer a nível das decisões no último terço, mas tem muita qualidade.


Fábio Martins (Porto)
Posição: Extremo
Idade: 19 anos

É a grande surpresa dos azuis e brancos. Vai crescendo de forma sustentada e promete. Jogador que ocupa ambos os corredores, tem passada larga, velocidade e uma técnica apurada. Muito objectivo e seguro nas suas acções, tem criatividade e sentido de improviso. Gosta de aparecer em zonas de finalização. Jogador interessante.


Paulo Oliveira (Guimarães)
Posição: Defesa Central
Idade: 21 anos

Muita maturidade. Paulo Oliveira promete liderar em breve a defesa dos vitorianos. Capacidade física (1,88cm), bom jogo de cabeça, agressivo q.b., excelente sentido posicional e presença em progressão com bola, vai-se destacando na Orangina.


Guilherme (Braga)
Posição: Médio Centro
Idade: 21 anos

Custa perceber como ainda não se assumiu em Braga. Jogador com excelente pé esquerdo, joga em terrenos interiores, sempre com o mesmo ritmo, intensidade, e qualidade na tomada de decisão. Agressivo e auxílio importante em terrenos defensivos, cresce com bola, em progressão, ou em tabelas. Jogador valioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário