terça-feira, 9 de agosto de 2011

Destaques e Previsões: SL Benfica


Melhor Jogador - Pablo Aimar. É indispensável no Benfica e parece caminhar para mais uma grande época de sucesso. A forma como dizima o sector defensivo do Arsenal é elucidativo daquilo que ainda pode dar a este Benfica. Tanto no 4-1-3-2 como no meio 4-3-3 meio 4-4-2 clássico que Jesus está a testar, fruto do posicionamento do argentino, será fundamental.

Melhor Reforço - Alex Witsel. É jogador da cabeça aos pés, disso nunca houve dúvidas. Com bola e sem ela. Muito inteligente, ocupa muito bem o espaço em cobertura ofensiva, na forma como equilibra a equipa, como sai em pressão, e como tecnicamente é forte em progressão. Ele e Aimar + 9.

Melhor Criativo - Nico Gaitán. Característica fundamental no balanceamento ofensivo que as equipas de Jesus têm. O argentino vai explodir este ano e estou em crer que vai ser dos jogadores mais em foco dos campeonatos europeus nesta época. Notável poder de criar algo de génio no jogo, cada vez melhor sob o ponto de vista da zona de decisão, e da forma como executa, é certo que tem de ganhar outra agressividade e dinâmica, mas é um jogador fabuloso. E pode jogar em todas as posições ofensivas deste Benfica exceptuando a 9.

Melhor Equilíbrio - Maxi Pereira. De Agosto de 2010: "Para além disso, apresenta-se muito forte em progressão, o que permite à equipa subir linhas e ter opções mais próximas em transição. No espaço interior, e em espaço curto, faz a diferença. Neste 4x1x3x2, a forma como equilibra constantemente as saídas em pressão de Ramires, ou aparece como referência posicional no corredor lateral direito em profundidade, segurando bem e partindo melhor em progressão, faz com que o Benfica jogue mais próximo e mais forte no típico jogo do passe curto e ruptura rápida posicional."

Mais Oportunidades - Urreta. Insisto. Com oportunidade vai dar alegrias aos adeptos. É o único extremo vertical do plantel, de largura e profundidade. Capaz de dar alternativas diferentes ao modelo de jogo do treinador.

Vai Explodir - Nolito. Impressionante a intensidade e dinâmica do seu jogo. Mas se olharmos para Jeffren ou Pedrito percebemos o ADN do seu futebol. Muito talento, muito forte na zona de decisão, a manter o nível que tem apresentado, é outra das figuras em perspectiva do próximo campeonato.

Fora Dela - Oscar Cardozo. Naquilo que é o futebol do Benfica, e até porque os extremos do plantel derivam invariavelmente para o corredor central, e fazem dele o corredor mais importante para a organização ofensiva da equipa, Cardozo perde espaço. Porque não terá ninguém que faça 5 ou 6 cruzamentos por jogo. E porque isso deixou de ser princípio preconizado pelo modelo de jogo.

Pior do 11 - Enzo Pérez. Não está a ter uma adaptação fácil e acima de tudo não está a demonstrar as qualidades que são precisas para aquele espaço. Jogador veloz, mas incapaz de alternar movimentos interiores com capacidade de largura. Deriva sempre para dentro e pouca diferença tem feito na zona de decisão. Vamos ver.

Contra a Corrente - Bruno César tem muito para dar. Pensa muito bem o jogo, revela pormenores de jogador adulto. Assim tenha tempo e espaço para se adaptar ainda vai calar muito boa gente. Como 10.

2 comentários:

  1. Excelente, André. Concordo com tudo.

    Diria que, em relação ao Pérez, as pessoas, não sei por que motivo, começaram a achar que vinha um "Ramires" quando, para quem o viu jogar na Argentina, era óbvio que não era esse tipo de jogador. É um extremo, embora tenha movimentos interiores, o que, tendo em conta a presença mais forte de Nolito e Gaitán, lhe darão apenas o lugar de ser uma alternativa, nunca a solução principal. Mas tudo bem. É mais um elemento de qualidade no plantel.

    Quanto a Bruno César, o problema está nas pessoas e na sua vontade de arranjar bodes expiatórios (devia ser feito um estudo psicanalítico sobre isto). O BC é um excelente jogador que, bem integrado, dará o salto para uma performance mais competitiva, que naturalmente ainda não tem. E é bom que as pessoas se lembrem de que Aimar não é eterno e pode sair na próxima época. Convém ir preparando a sua substituição. César parece-me ter o talento para ser esse elemento.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida Ricardo. Tocaste no ponto fundamental: o tempo de adaptação. Quantas e quantas vezes não assistimos aos adeptos do Benfica criticar que os jogadores entram com 20/21/22/23 anos com obrigatoriedade de decidir e serem figuras principais, estando ainda em tempo de adaptação, o que os prejudica e prejudica acima de tudo a própria equipa. Quando um desses jogadores aparece, mostra qualidade, notório tempo de adaptação exigível, já não presta e é despropositada a sua compra. Os benfiquistas são um case study. É isso e justificarem os constantes erros da direcção e treinadores com o apito dourado, etc. Confesso que tenho pouca pachorra.

    Um abraço

    ResponderEliminar