quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O erro na posição 6 de Jesus


Em transição defensiva. E vão 3 anos que a equipa sofre golos, ou se desequilibra, sempre da mesma forma. E quem estuda bem o Benfica de Jesus, torna-se fácil explorar uma das poucas debilidades notórias que tem dentro do seu modelo de jogo. Continuo a defender que o erro é seu, porque apesar da forma como estuda e entende a fase defensiva, no momento da transição defensiva, o princípio que escolhe, apesar de ser acertado, é muito difícil de colocar em prática.

Fruto do envolvimento ofensivo dos laterais, em transição defensiva, Javi equilibra a linha de 4 na zona em que falta um jogador (normalmente o defesa lateral). É difícil equilibrar rápido e sair da mesma forma ao portador da bola conseguindo fechar rápido o corredor central e garantir proximidade e cobertura defensiva correcta. Jesus consegue-o. Continua sem o conseguir é equilibrar a zona 6, de onde saiu Javi. Normalmente porque a velocidade do contra-ataque é elevada. Javi não é propriamente veloz. E demora eternidades alguém a equilibrar a zona 6. E o golo do Twente hoje acontece novamente fruto disso (lentidão de Javi, ou alguém, a fechar o espaço 6 próximo dos centrais).


szólj hozzá: Twente 1-0 Benfica

É pena não dar para ver no vídeo o momento anterior em que o Benfica tentava o ataque rápido. Com um passe vertical o Twente consegue ultrapassar as 2 primeiras linhas de pressão do Benfica. Em apoio frontal os holandeses conseguem situação de 3x4. Impensável. Maxi aberto permitiu espaço. E Javi foi muito lento a recuperar e estar próximo dos centrais (movimento fundamental em organização defensiva). E a linha de 4 defensiva nem estava com muitos metros atrás de si. Demoraram os 4 jogadores a fechar o corredor central. Errou no posicionamento Javi que permite que o jogador do Twente receba de frente para os 2 centrais, no corredor central. E erra também Luisão que abre espaço interior para a penetração ou o remate como se viu. Tentando remediar o erro primário de Maxi, não pode nunca descurar a proximidade do outro central, no caso Garay. E Luisão fê-lo.

Desconcentração e erro básico que a outro nível ditaria certamente muitas dificuldades do Benfica frente a um adversário frágil como os holandeses desta noite.

1 comentário:

  1. Boa leitura André. Este é mesmo um grande problema do SLB. Se bem que ontem, não foi só Javi. Disse-o uma vez no Lateral Esquerdo, aquando de um post do PB sobre Garay. Acho-o bom, mas não tão inteligente quanto isso a defender, aliás este lance mostra o porquê. É lógico que isto não será difícil de mudar, mas para já não evitou que não se sofresse golo, algo importante nesta eliminatória!
    O que dizes, tem toda a lógica. Mas, Garay, como faz muita vez, acompanha a movimentação, assim abriu espaço entre linhas. Luisão até nem esteve mal no lance, se tem saído uns milésimos antes terias cortado a bola. Maxi estava a dar apoio ao meio campo, JJ por vezes põe os laterais nesta função! Maxi não deveria estar tão a frente, mas a linha tinha de estar mais chegada para dentro, e mais perto de Javi, muito menos tendo acompanhado a movimentação em ruptura do outro AV. Enfim, qualquer golo significa erro defensivo, nas equipas de JJ este tipo de erro não é comum. Para mim foi mesmo o problema de se acompanhar o movimento. Mas o sumo do texto, está mais que correcto, essa zona fica despovoada vezes sem conta...

    Abraço,

    Jorge D.

    ResponderEliminar