sábado, 13 de agosto de 2011

O homem Jesus


Jorge Jesus é um dos melhores treinadores portugueses da actualidade. Considero que em termos tácticos, de concepção de jogo, leitura, organização das suas equipas, sistematização, modelo de jogo, está o nível dos melhores do Mundo. Tem um problema grave e que pode desarticular tudo isso: a gestão de recursos.

Não vou entrar por questões de saturação de jogadores em relação a ele. Não conheço, abstenho-me de o fazer. Mas como é possível em análise ao jogo frente ao Gil Vicente ler isto, dito pelo técnico do Benfica:

"Depois os jogadores que entraram na segunda parte também não o fizeram muito bem."

Qual é a reacção possível de um atleta ao ouvir isto? Tanto os que jogaram na 2ª parte, ao que ele se refere, como os que possivelmente podem vir a jogar outras 2ªs partes menos conseguidas?

"Não nos podemos esquecer de que Nolito veio do Barcelona B. E uma coisa é jogar no Barcelona, outra é jogar no Barcelona B"
Como é possível vir a público dizer tamanha barbaridade sobre um jogador da sua equipa, na qual ele tem de sentir que é o técnico o seu principal motivo de motivação, ambição, superação? O que sentiu Nolito ao ouvir isto da parte da pessoa que para ele tem de ser considerada como o seu nº1?
Ausência de Capdevila na UEFA: "Não me interessa o passado"

O que sente o Capdevila, campeão do Mundo e da Europa, numa altura delicada, que procura atingir índices físicos aceitáveis, motivar-se, ambientar-se a uma realidade diferente, quando não está imediatamente a jogar e a fazer o que mais gosta, e ainda ler uma frase destas do seu novo treinador?

Para não falar da pré-época de David Simão, um jogador com 15 anos de Benfica, que nem um minuto teve direito no jogo de apresentação da equipa no Estádio da Luz, para jogarem 45 minutos atletas que nem 1 treino tinham feito com a equipa.

Para não falar que um jogador castigado pelo seu clube por ter assinado pelo Benfica, chega, e faz 45 minutos em jogos de pré-época, no total, e sendo a única opção para o ataque no 1º jogo para o campeonato, não entra. Falo de Mora.

Para não falar da insistência em desvalorizar e esquecer Urreta. O melhor extremo do plantel em perspectiva futura.

Para não falar do esquecimento de Bruno César que custou ao clube 6 milhões de euros.

Para não falar das correrias e dos espectáculos de show-off que produs no banco quando a equipa está em vantagem em clara procura de protagonismo.

PS1: O Benfica tem fabulosos jogadores de futebol.

PS2: Qualquer insucesso desta época deve-se apenas ao treinador. E eu em todas as outras temporadas critiquei a direcção.

Sem comentários:

Enviar um comentário