domingo, 7 de fevereiro de 2010

O Benfica com e sem Ramires


Já aqui escrevi muitas vezes que Saviola é, neste Benfica, o jogador mais eficaz e decisivo no processo ofensivo e na definição dos momentos e métodos com que a equipa define a sua fase ofensiva.

Contudo, neste Benfica, há outro jogador que mexe com toda a estrutura na forma como joga e permite aos seus colegas jogarem. Acho que já ficou bem patente, e nem é pelo facto de hoje (vs. Vit. Setúbal) não ter sido titular, que o Benfica demolidor sob o ponto de vista da pressão e ocupação de espaços com bloco subido e a eliminar consecutivamente as zonas de transição do adversário, precisa de ter Ramires, e precisa que o queniano esteja ao seu nível em termos físicos para haver o Benfica capaz de vencer a qualquer equipa.

Ramires dentro dos processos de jogo do Benfica, desempenha funções essenciais quer na fase defensiva, quer na fase ofensiva. A forma como preenche os espaços e permite os equilíbrios defensivos, a quantidade de bolas que ganha ainda os adversários estão a procurar fazer uma transição correcta respeitando a sua filosofia ofensiva, a forma como deambula entre linhas e joga em penetração com constantes apoios quer em ligação com a subida do seu lateral (Maxi) quer com os movimentos entre-linhas de Saviola e, sobretudo, a necessidade de Aimar o ter a seu lado para conseguir progredir em espaços curtos e no jogo do (como um grande amigo diz) "toca e foge", fazem dele, neste Benfica, um jogador essencial para as águias conseguirem potenciar os seus processos de jogo.

Di Maria é um jogador de verticalidade e de corredor, de um para um, mas sem a inteligência táctica e a qualidade de discernimento para pautar seja o que for e Javi, também aqui, cresce muito com Ramires em campo, pois ganha metros em pressão e que lhe permitem sair mais de posição no tipo de jogo que ele gosta (antecipação e permitindo à linha defensiva subir).

Não acho que seja preocupante o empate em Setúbal, na perspectiva do adepto, mas sim preocupante o facto da equipa estar a cair fisicamente e a falta de "fogo" de alguns dos seus jogadores essenciais. Claro que tudo isto é subjectivo e estariam os adeptos a festejar se a barra tem sido amiga na bola de Cardozo, mas a verdade é que me lembro de no início da época bater na tecla do "ainda vamos pagar as goleadas com a queda física" e mais recentemente "estarmos a cair fisicamente".

Parece-me uma situação que se pode contornar, até porque o Benfica tem um plantel vasto e de qualidade para suprir qualquer ausência. Não sou a favor de piques de forma colectivos, pois eles não existem, na minha opinião, mas sim dos piques de forma em termos individuais. E o facto de um jogador estar bem no jogo, e no momento temporal pouco serve se a equipa em que está inserido não conseguir ligar os seus processos e obter resultados. E a situação inversa vai de encontro à mesma conclusão. Um jogador a baixar de rendimento e sem a qualidade que em outras alturas apresentou, caso a equipa colectivamente consiga resultados, isso vai ser disfarçado e mais tarde ou mais cedo regressará aos seus dias.

E neste Benfica, há casos de jogadores que nesta altura se encontram num momento de forma um pouco mais nivelado por baixo em comparação com aquilo que vinham fazendo. E falo em termos físicos e de dinâmicas e intensidades que se reflectem em todas as suas acções individuais. E são casos disso jogadores como o Maxi Pereira, o Javi Garcia, o Cardozo e o próprio cabeça de cartaz deste texto, o Ramires.

Isto não invalida que nos próximos jogos, o Benfica demolidor regresse. E tem de regressar, para não comprometer as suas hipóteses esta temporada.

3 comentários:

  1. Bom texto , concordo com tudo.
    ontem em setubal quando ouvi o 11 inicial e vi que tava o martins no lugar do ramires disse para o colega do lado. " espero que agente não se lixe a pala disto ".. bem dito bem certo !
    e o benfica demolidor regressa já terça no wc..ehhehe

    abraço :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com aquilo que referis-te, o Ramires é um jogador que grande categoria e operário, sempre á procura da bola, com o seu estilo habitual de homem elástico... Impressionante! O Benfica percisa do queniano em boas condições para esta recta final.

    ResponderEliminar
  3. Ramires é um jogador incrível,muito completo,sabe atacar e sabe defender com classe.
    O Benfica é demolidor quando Ramires esta bem o problema é que ele neste momento está esgotado fisicamente e sem ele a equipa não rende o mesmo.
    Espero que depois destes últimos jogos com poucos minutos nas pernas traga o Ramires do inicio da época para o Benfica tornar a ser demolidor.

    ResponderEliminar