segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O talento puro e a sua lapidação


Portugal enfrenta uma crise nos dias que correm na formação em Portugal. Esta é uma realidade evidente aos olhos de quem observa o actual estado do futebol de formação no nosso país. A culpa é transversal à própria sociedade e aos clubes e aos elementos que acabam por a ele estar ligados nas mais diversas áreas. A enfatização dos modelos de treino e jogo, a obrigatoriedade de cumprir determinados pressupostos e objectivos, os perfis de jogador, o modelo de jogo transversal, são tudo questões que podem ser discutidas num futuro próximo mas que originam uma só coisa: a perda do talento.

Olhar para as equipas Sub-19, Sub-18 e Sub-17 do nosso futebol e procurar talentos é uma missão difícil e de pouco sucesso. Mas nos escalões inferiores, Portugal continua no topo. E fá-lo porque há uma necessidade clara de explorar o talento individual e de permitir situações complexas aos atletas. Ainda há alguma competitividade e percepção dos dirigentes para colocar os atletas em níveis de dificuldade adequados ao seu patamar qualitativo.

O Benfica tem nas suas fileiras um jogador a que se pode chamar o verdadeiro talento. Chama-se João Filipe e tem 14 anos. Desde sempre ao serviço do Benfica tem crescido de forma sustentada e teve o ano passado uma prova muito interessante: ainda de primeiro ano, era peça importante da equipa sub-15 (Escalão acima do seu) o que lhe garantiu níveis de complexidade superiores, fruto da diferença física que o obrigou a procurar outras ferramentas para obter sucesso.

Hoje é um prazer vê-lo jogar. Classe pura, elegância, cabeça levantada sempre com o olhar sobre o jogo, irreverência, requinte técnico, qualidade em todos os seus movimentos. É um craque na verdadeira acepção da palavra. Este ano, aparentemente, vai continuar no escalão que estava o ano passado. Será tudo fácil para ele, é certo. Fisicamente ainda não deu o pulo, relativamente aos outros atletas do seu escalão. Talvez nem fosse totalmente proveitoso voltar a subi-lo de escalão. Mas é uma hipótese que tem de ser considerada.

E para lapidar este tipo de talento, é preciso deixá-lo errar, tomar decisões, procurar ultrapassar limites, permitir-lhe alguma anarquia na tomada de decisão. É fruto do erro que a aprendizagem aparece. E o escalão de Iniciados do Benfica tem sido um sucesso ano após ano pelo trabalho realizado pelo seu treinador Luis Nascimento. É que os resultados competitivos aparecem, a equipa joga bem, e muito bem, mas os talentos expressam-se e divertem-se a jogar futebol.

No sentido inverso vem Mesaque Dju. Faz toda a diferença actualmente. Veloz, tecnicista... não há forma de o parar quando tem espaço nas costas da defesa ou parte em situações de 1x1. A questão é a forma fácil como efectua tudo o que lhe é pedido e a forma como resolve qualquer problema que lhe aparece. Certamente que será um ano de muito sucesso individual, mas tenho dúvidas que isto se converta numa evolução clara e que possa estar aqui um jogador de possível integração num lote de jogadores a ter em conta para o futebol profissional.

Noutra óptica, Jordan Van der Gaag faz lembrar Bernardo Silva. Pé esquerdo de grande qualidade, tomada de decisão sempre certa, irreverência, assume o jogo. A nível físico está ainda abaixo dos restantes, mas com tempo, e mesmo não tendo muitos minutos nos jogos mais difíceis, está aqui um jogador para seguir com atenção.

6 comentários:

  1. Esses 3 realmente têm muito talento

    ResponderEliminar
  2. ola andre excelente trabalho
    olha o que achas dos seguintes atletas da equipa B do benfica?
    fabio cardoso, lolo, nelson semedo, dino, joão teixeira, mika, marcos valente, rebocho.
    achas que o chapas e o luis martins e danilo pereira podem ser mais valias no futuro
    obrigado
    abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas.

    O Fábio Cardoso parece-me um central normal, sem nível de Benfica A. É impetuoso, agressivo, tem lances interessantes, mas parece-me curto. Não é muito forte na marcação nem na leitura dos lances.

    O Lolo só vi o jogo com o Portimonense. Muito cedo para falar.

    Nelson Semedo gosto. Jogador de passada larga, veloz, tecnicamente com qualidade, sabe jogar e posicionar-se, tem maturidade. Como lateral pode fazer uma carreira mais interessante do que como interior. Não percebo porque não joga de início no Benfica B.

    Sancidino tornou-se, e foi-se tornando, fraco. Não acredito que dê alguma coisa.

    João Teixeira jogador normal. Não se destaca em nada.

    Mika atrasou a evolução por ter vindo para o Benfica. Parece-me normal também.

    Marcos Valente não conheço de forma aprofundada.

    Rebocho é curto, também, embora tenha algum potencial fruto da capacidade mental e pessoal. Trabalha, é humilde, esforçado, tecnicamente é bom, mas é baixo e isso pode ser fundamental numa futura aposta nele.

    O Daniel Martins é fraco. Bolas paradas e pouco mais. O Luis Martins tem crescido mas não deposito grandes esperanças nele. Nível máximo será um Braga. O Danilo digo o mesmo para o Luis Martins.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado andre
      ja agora em relação ao joão nunes,rafael guzzo, helder costa este ultimo a lateral , podem ser alternativas para o Benfica A, achas que o fonte e o ruben pinto ainda vão a tempo?
      obrigado
      abraço
      Rui Agostinho
      olha não desistas do ser benfiquista , pois es fundamental nesse forum

      Eliminar
  4. Boas.

    O João Nunes tem perfil e é um jogador de qualidade mas este ano já não podia estar nos Juniores. Parece-me que o Benfica, por alguns motivos "estranhos" não irá apostar nele como devia.

    O Guzzo tem qualidade mas parece-me muito "rendimento" imediato. Faltam-lhe algumas coisas para ser um jogador de nível elevado mas veremos como se porta este ano.

    O Helder Costa como extremo não tem a mínima hipótese, como lateral pode acrescentar algumas coisas pela forma como está sempre de frente e tem condições. É rápido, pode ganhar alguma agressividade, não pensa mal o jogo... veremos.

    Em relação ao Serbenfiquista, estou muito desgostoso com o espaço e muitos dos que o rodeiam. Mas obrigado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. algum dia o joão cancelo vai dar lateral de top ? pode ser o futuro lateral do benfica

    ResponderEliminar