domingo, 8 de setembro de 2013

A ver os futuros "talentos"


Hoje fomos ver ao Restelo o jogo de Juniores entre o Belém e o Benfica. Vou ser rápido a dizer o que sinto em relação ao que vi. Desde 2006 que ano após ano vejo as equipas de Juniores do Benfica jogar e esta é provavelmente a equipa mais fraca de que me lembro. Jogadores sem qualidade, colectivo fraco, pouca inspiração, é mau de mais assistir a um Benfica claramente abaixo do normal e onde o nível perspectivável de jogadores para a primeira liga, de um plantel inteiro, são 3, no máximo 4.

Assisti ao jogo com o Oeiras e naturalmente a perspectiva não era a melhor. Hoje confirmou-se. O Benfica ao longo de todo o jogo, embora tenha ficado cedo em inferioridade numérica, fez possivelmente 2 remates à baliza e lances de perigo? Só com erros do Belenenses. Por falar nos azuis, uma geração longe de outras que batia o pé aos grandes, mas com um jogador de qualidade evidente. André Galamba, 18 anos, médio centro, joga de cabeça levantada pelo miolo, qualidade técnica, de passe a curta e média distância, boa tomada de decisão. Gostei.

Por falar em decisão. Romário Baldé tem contrato profissional com o Benfica. É uma das coqueluches. Pergunto porquê? Um jogador que toma quase sempre a decisão errada, não aproveita um lance de um contra um, não se sabe posicionar... Tudo bem, corre mais que os outros, mas a balança está mais equilibrada e nota-se as evidentes dificuldades técnicas que tem e de pensamento do jogo conforme ele se vai tornando mais complexo (subida de escalão, aumento da complexidade e do equilíbrio físico).

Do Benfica o claro destaque positivo é de Nuno Santos, jogador recrutado ao Rio Ave que tem um pé esquerdo muito interessante e que pode fazer uma carreira digna no principal escalão do nosso futebol. Joga sem receio, aborda sempre os adversários, parte para cima, forte em progressão...

Mas é curto e chega a ser triste perceber que o nível da formação em Portugal vai caindo ano após ano e este campeonato de Juniores vai ficar marcado pelo baixo nível dos seus intervenientes. Arrisco dizer que há titulares do Benfica e do Belenenses que tenho dúvidas que façam carreira numa 2ª B, sequer.

Não se pode ter expectativas de todos os anos ter gerações fortes, ao nível das melhores. Certo. Mas os responsáveis têm de perceber que há certos jogadores que nunca jogarão sequer numa 2ªB, e são titulares dos Juniores de um clube como o Benfica. Não pode. Têm de sair, não vale a pena o investimento, e dar-se espaço a Juvenis de qualidade que possam crescer, jogando em níveis mais exigentes e complexos e que possam fazer deles jogadores com mais argumentos para num futuro próximo jogarem numa liga profissional.

O Benfica não perdia competitivamente porque a balança do recrutamento é gigantesca a favor dos clubes grandes. O Benfica consegue sempre, mas sempre, os melhores, e nesse sentido tem obrigação de fazer muito mais. Os resultados que ficam não podem ser os desportivos (títulos) nem o número de convocáveis para as selecções. Têm de ser o número de jogadores aproveitados para as suas equipas profissionais. Esta tem de ser a meta.

Sem comentários:

Enviar um comentário