quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Os outros craques da 1ª Liga

Vai começar a primeira liga portuguesa este fim-de-semana e muitas são as equipas que prometem surpreender em mais um ano de muito equilíbrio e em que Portugal estará muito representado nas competições europeias. Os clubes grandes estão a recrutar cada vez mais dentro de portas, como foi o caso este ano do Porto, e a realidade é que as equipas portuguesas compram cada vez melhor lá fora, mas apostam, também, no produto nacional que se vai fixando na principal divisão do nosso futebol. Neste post, que será criterioso, pretendo apresentar aqueles jogadores que não estando nos três principais clubes do nosso campeonato, melhor rendimento poderão acrescentar às suas equipas, e que prometem em breve dar muito que falar.

Kiko (Vitória Setúbal)


Aos 20 anos, este produto da formação do Vitória pretende assumir-se como opção válida na equipa que o viu crescer. Apesar de enfrentar a concorrência de atletas mais experientes, Kiko pode surpreender e agarrar rapidamente o lugar. Ao fixar-se como lateral esquerdo, promete ser uma opção de qualidade. Pé esquerdo cheio de talento, centra e passa com elevada qualidade. É rápido e destemido, sabe defender, sabe dar profundidade pelo seu corredor e promete coisas boas este ano na primeira liga.

Hélder Lopes (Paços)


Época de afirmação, aos 24 anos, depois das boas indicações dadas ao serviço do Beira-Mar. Lateral esquerdo que promete outros voos, tem uma propensão ofensiva que fazem dele jogador de equipa grande. Agressivo, forte a subir pelo seu corredor, irreverente, progride de igual forma por dentro e por fora, garantindo sempre opções várias pelo seu lado. Defensivamente pode melhorar sobretudo a nível do jogo aéreo, mas fecha bem o seu corredor. Tem feito uma carreira em crescendo e este ano promete voltar a subir.


João Pedro (Estoril)


Despontou cedo, mas ainda tem apenas 21 anos. Joga pelo corredor central, destacando-se pela capacidade técnica e pela forma como progride e se apresenta em zonas de finalização. Tem uma facilidade de remate tremenda, joga com ambos os pés, chama a si as decisões, executa com qualidade e pode ser a principal surpresa dos canarinhos. A seguir.



Sebá (Estoril)



Uma passagem pela equipa B do Porto deu para confirmar o seu potencial. Não é um portento técnico, mas é extremamente objectivo no seu jogo. Joga pela faixa direita ou no corredor central. Fisicamente é dotado, tem condições para crescer também nesse ponto de vista, e um pé esquerdo venenoso. Assim que pega no jogo parte para cima, em movimentos interiores a procurar zonas de finalização. Não tem um conhecimento do jogo que lhe permita ser já uma certeza, mas é um dos jogadores com uma margem mais elevada para o futuro. Assim lhe corra bem o ano, tem tudo para garantir um espaço de destaque nesta 1ª liga.


Ricardo Gomes (Vit.Guimarães)



A cumprir o seu primeiro ano nas divisões profissionais, este jogador de 21 anos com ascendência cabo-verdiana promete ser uma das figuras dos vimaranenses neste campeonato. É dotado fisicamente (1,80cm, 80kg), agressivo, inteligente em campo, sabe auxiliar defensivamente, mas como extremo que é, tem um faro de baliza interessante. É objectivo, bom no drible, forte a vir para dentro, promete um bom ano de estreia. 

Paulo Oliveira (Vit.Guimarães)



Assume este ano o posto de patrão da defesa da sua equipa, o que nem sempre pode ser um factor positivo, mas será certamente um bom avaliador para este jovem de apenas 21 anos que terá muita responsabilidade no sucesso do seu clube. Central que sabe jogar, é agressivo nas disputas, lê muito bem os lances, tem um óptimo sentido posicional e de antecipação. Pelo ar é destemido, mas é claramente na leitura que faz dos lances e na inteligência posicional que se destaca.

Tiago Silva (Belenenses)


Já o ano passado tinha perspectivado um ano de qualidade para ele na 2ª Liga e confirmou-o, coroando com a presença no Mundial sub-20. De regresso ao Restelo onde enfrentará forte concorrência, nomeadamente do reforço Miguel Rosa, tem, contudo, qualidade para se destacar e assumir lugar de destaque nos azuis de Belém. Qualidade técnica acima da média, tomada de decisão condizente, tem um poder de drible venenoso e uma maturidade competitiva fora do normal. Aos 20 anos, promete construir uma carreira de nível elevado.

Paulinho (Gil Vicente)



Mais um produto da formação do Santa Maria, Paulinho chega à primeira liga com 20 anos depois de uma passagem de sucesso pelo Gil Vicente. Tem perfil de figura de equipa. Joga pelo corredor central, embora também o possa fazer pelo corredor lateral, é avançado que joga por fora, com muita qualidade. Agressivo, forte no drible, tecnicamente dotado e com presença física (1,87cm, 77kg), promete ser destaque de uma equipa que pode surpreender esta temporada.

José Sá (Marítimo)



Com 20 anos pode assumir a titularidade da baliza do Marítimo o que certamente não é muito normal face à idade. Guarda-Redes seguro, tem presença, sabe comunicar, é forte entre os postes mas também capaz fora deles. Ainda tem uma margem de progressão muito elevada mas caso assuma a baliza da equipa, pode crescer mais rápido do que o esperado.


Rafa (Braga)



Foi uma das principais surpresas da segunda liga o ano anterior. Rafa protagonizou neste mercado uma luta acesa entre Sporting e Braga pelo seu concurso e promete fazer valer o esforço. Jogador de corredor lateral, muito dinâmico e intenso em jogo, é dotado tecnicamente e tem um poder de aceleração e velocidade acima da média. Joga nos dois flancos com a mesma qualidade, aparece muito bem em zonas de finalização, sabendo-se incorporar bem por dentro, onde denota uma boa capacidade de remate. É agressivo e não tem receio de assumir o jogo. Atenção a este valor a despontar no nosso campeonato.


Aderlan Santos (Braga)





Muita atenção a este jogador. 1,93cm e 84kg. Estampa física de líder, confirmada pelas restantes qualidades que podem fazer dele um dos melhores desta prova. Apesar da altura é rápido, agressivo, lê bem o jogo e tem um bom sentido posicional. Sabe sair a jogar, é perigoso nas bolas paradas. Para seguir e perceber onde pode chegar este jogador de 24 anos.

Mauro (Braga)



A concorrência é forte mas promete ser uma dor de cabeça para Jesualdo. Joga como 6 ou 8, é intenso, pensa e executa bem, tem um índice de aproveitamento de passes interessante e não se esconde do jogo. Tem uma facilidade de remate grande e uma meia distância venenosa. Outro jogador jovem, 22 anos, para seguir.

Luís Silva (Braga)



Produto da formação do Leixões que se vem destacando pelos jogadores que projecta no futebol português. Este ano é ainda cedo para ele, mas vamos fixando já o seu nome. Tem presença física, é alto, joga bem de cabeça, e apresenta recursos técnicos muito interessantes. Joga, tal como Mauro, nos lugares 6 e 8, mas destaca-se pela qualidade que coloca em tudo o que faz. Tem uma concorrência muito apertada mas será um jogador útil e que pode despontar em breve.

Nuno Sequeira (Nacional)



22 anos, mais um produto da formação do Leixões. Lateral esquerdo, mais um, e português, que promete marcar este campeonato. Forte fisicamente (1,84cm, 82kg), fecha muito bem o seu corredor, sabe posicionar-se, e consegue ter volume ofensivo para desequilibrar. Pé esquerdo de qualidade, tem todas as condições para se assumir como figura da sua equipa.

Lucas João (Nacional)



Apenas 19 anos e já internacional sub-21, não é usual vermos um jogador com as suas características no nosso futebol. Tem 1,92cm, joga muito bem de costas, permitindo à equipa subir, mas aparece com igual qualidade na zona de finalização. Tecnicamente é dotado, joga com ambos os pés e apesar do seu jeito meio desengonçado é muito perigoso quando enfrenta no um contra um o defesa. A seguir.

André Claro (Arouca) 


Já aqui falei dele, e este ano chega à primeira liga para comprovar qualidades. É robusto fisicamente e joga sobretudo encostado a um corredor, em venenosas diagonais para alcançar zonas de finalização. Fez a formação no Porto e tem subido a pulso. Ambidestro, é muito trabalhador e destaca-se pela disponibilidade em todos os momentos do jogo. Num Arouca ambicioso, pode aos poucos ganhar o seu espaço. 22 anos.

Manoel (Académica)



O ano passado ao serviço do Braga B deu para confirmar o jogador que é. Joga na faixa ou no centro do ataque, veloz, capacidade de drible, parte para cima e procura sempre a baliza para finalizar. É irreverente e chama a si as decisões. Se melhorar o jogo aéreo pode ser um jogador de corredor central difícil de parar. Jogador para seguir.

Hassan (Rio Ave)



Para o fim, os primeiros, e neste caso, Hassan merece o estatuto. 1,91cm de irreverência, velocidade, qualidade técnica e poder de drible. Características únicas deste diamante egípcio que já se estreou pela selecção principal. Joga como elemento mais fixo mas é sem ocupação de um espaço de referência que melhor se pode destacar. Embalado é perigoso, consegue encontrar espaço e forma para finalizar. Joga com ambos os pés e tem um bom poder de cabeceamento. Se os grandes do nosso futebol estiverem com dúvidas, ele este ano vai dissipá-las. 

4 comentários:

  1. Boa noite, antes de mais parabéns pelo trabalho realizado. Só quero destacar algo em que reparei. Na análise ao guarda redes José Sá do Marítimo, a foto anexada parece-me ser do Rafael Veloso e não do José Sá. Continuação de bom trabalho.

    João Santos

    ResponderEliminar
  2. João,

    Obrigado pelo reparo. De facto observando melhor parece-me o Rafael Veloso. Mas está corrigido.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. acha que helder lopes pode ser lateral esquerdo que benfica precisa??

    ResponderEliminar
  4. Boas.

    O Hélder Lopes despertou-me a atenção no ano passado ao serviço do Beira-Mar. Considero-o superior ao Joãozinho que acabou por sair para o Sporting e agora no Braga. Contudo, acho estranho não estar a jogar no Paços. Há muitos factores que influenciam, talvez os mesmos que levaram Costinha ao comando da equipa. Não tenho qualquer preconceito com um jogador que vem crescendo na carreira e aos 24 anos possa assumir o lugar num grande. Contudo, este seria o ano decisivo, numa equipa com um modelo de jogo mais apelativo e que poderíamos vê-lo em outros espaços (com outras obrigações) que não vimos o ano transacto. Espero para ver o que pode ainda dar esta época.

    ResponderEliminar