segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O modernismo de Salvio a Dí Maria


O extremo moderno desaparece cada vez mais do corredor lateral e faz do corredor central o oásis das suas arrancadas e penetrações para conseguir causar desequilíbrios nas estruturas adversárias. Cada vez mais desaparece de moda a possibilidade de um cruzamento largo para a área, e ganha consistência a situação de 1x1 ou 1x2 a partir do corredor lateral para penetração em zona de decisão/finalização.

Uma das grandes irregularidades que se apontava no jogo de Dí Maria era a forma como o argentino tinha dificuldade em decidir bem, e com eficiência, na zona de decisão. Era um dos mais fortes do Mundo na zona de construção através das suas arrancadas e da capacidade de progressão em alta rotação, mas raramente decidia bem na hora decisiva. Hoje, vemos um Dí Maria com grande mestria na zona de decisão e com uma capacidade acima da média para continuar a desequilibrar no um contra um em quase todos os momentos.

Assume-se hoje como um jogador cada vez mais de espaço curto e de desequilíbrio no espaço também sem bola. Sempre que a tem, resolve ou com passes decisivos (não posso deixar de mencionar Ozil como o jogador do futebol actual com mais critério e espectacularidade na zona de decisão a par de Messi) ou com penetrações para a criação de momentos de finalização favoráveis à sua equipa.

Outro argentino, este encarnando a personalidade do "novo jogador argentino", a que Dí Maria foge um pouco, de agressividade no espaço curto e de grande embalagem num jeito meio "atabalhoado", que vem fazendo crescer o Benfica de Jesus é Salvio.

Na direita deste 4-1-3-2 vem apresentando melhorias evidentes sob o ponto de vista posicional nos vários momentos de jogo da equipa, mas é com bola que explode e queima metros de uma forma impressionante. Muito rápido, permite não só à equipa subir e aproximar-se com variadas linhas para a decisão, como também ele próprio em penetração no espaço curto consegue criar desequilíbrios para aparecer.

E como o Benfica tem um dos melhores do Mundo no jogo entre-linhas, de seu nome Saviola, Salvio cresce a olhos vistos pois os espaços que anula em penetração compensam-se imediatamente em outros locais pela movimentação quase sempre certeira de Saviola. E muito têm para dar ao Benfica estes 2 em simultâneo. Tal como Messi e Villa. Tal como Hulk e Falcão. A génese é a mesma.

2 comentários:

  1. Excelente artigo André.

    Já que estamos numa de extremos o que achas do Gaitan? Extremo ou n.º10? Ou um misto dos dois?

    Um dias destes tens de falar da boa equipa do Paços, principalmente a muito dinâmica frente de ataque. E do seu treinador.

    Continua este magnífico projecto. Não desistas. Abraço

    ResponderEliminar
  2. O projecto é realmente interessante, só peca pela escassez de artigos.. é pena.

    ResponderEliminar