quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Prospecção Nacional (Extremos) - André Carvalhas


André Carvalhas (Fátima)
Idade: 20 anos
Peso: 64kg
Altura: 167cm
Nacionalidade: Português

O facto da razão pela qual o futebol é composto por momentos, está espelhada neste jogador. André Carvalhas era enquanto Junior o mais aclamado jogador das camadas jovens do Benfica e por quem os adeptos suspiravam. De tal forma, que antes de assinar contrato profissional com o Benfica e na altura em que o FC Porto lhe fez uma proposta de contrato, muitas vozes se levantaram para a exigência do clube assegurar uma das suas principais jóias da coroa.

André Carvalhas assinou pelas águias, finalizou um percurso de nove épocas ligado à formação do Benfica e deu o salto para o futebol profissional para uma experiência inequivocamente errada em Vila do Conde, onde nunca teve real oportunidade. A ida para Olhão, numa equipa já feita e em grande momento, adiaram a sua aparição a nível Sénior que está a dar agora os primeiros passos em Fátima.

Ainda sem o brilho e a exponencial de talento que revelou enquanto jovem, que o fizeram ser o jogador mais internacional da sua geração e cabeça de cartaz de qualquer equipa do Benfica e campeonato das categorias onde estava envolvido, Carvalhas tem jogado como titular e somado minutos, jogando descaído na ala esquerda do 4-3-3 que o Fátima usa.

André Carvalhas é um jogador de características muito difíceis de encontrar, pode jogar como 10, segundo avançado ou nos corredores. É veloz, muito intenso no que faz e com excelente qualidade técnica... poder de drible, capacidade de recepção, passe, acerto na finalização e uma perícia com ambos os pés fora do comum.

Aos 20 anos, não estará certamente acabado para o futebol. Há jogadores que para dar o salto necessitam de mais algum tempo de rodagem ou pelas suas características morfológicas ou de jogo despontam mais tarde (e em outros casos de forma prematura) em relação ao esperado. Acredito que este jogador ainda vai dar muito que falar, como aliás sempre assim esperei.


6 comentários:

  1. "Aos 20 ANOS,não estará certamente acabado para o futebol", completamente de acordo André,ninguém com esta idade o está, só se não quiserem ser profissionais de futebol.
    Só vi um jogo deste jogador e foi contra o Trofense, nesse jogo foi incansável, correu km na frente de ataque, não deu descanso aos defesas contrários.
    Neste momento não acredito que tenha qualquer hipóteses de pertencer ao plantel principal do Benfica no entanto ele deve continuar a trabalhar para isso um dia acontecer.
    Deve "semear" no presente para "colher" no futuro, não deve viver do passado por muito bom que tenha sido (e foi)

    ResponderEliminar
  2. André, desculpa lá , mas este jogador infelizmente nao passará de um clube médio de vitalis.
    Nao sou vidente, mas fundamento o que digo. Nao tem talento para o futebol actual.

    ResponderEliminar
  3. Tenho de respeitar a opinião Led Zeppelin... contudo, fico à espera do fundamento.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. André, é daqueles jogadores que na minha opiniao nao têm talento para o futebol senior.

    Certamente poderá vir a ser um bom jogador de 1º liga, mas nunca passará disso. Nao sei se estagnou ou se é uma questão de motivação, mas ele no futebol a sério, tem estado muito abaixo das espectativas.
    Certamente voce deve saber melhor do que eu o porquê de este jogador estar a ser uma desilusão. Eu continuo a achar que com o( pouco ) talento que tem pode ser jogador de 1º liga dentro de 2 anos .

    Ele tem intensidade, resistencia, é bastante dinâmico e movel, intiligente nas desmarcações, nao sei porque raio nao rende no futebol sénior.
    Deverão ser lacunas técnicas, mas como disse, você deverá saber melhor que eu .

    ResponderEliminar
  5. Boa Noite

    Face ao seu último comentário tenho de questionar se alguma vez viu jogar o André Carvalhas. Longe de mim querer estar a ser o defensor do jogador, mas estamos a ter uma discussão saudável, nada mais do que isso.

    A minha questão prende-se com o seguinte: Fala em lacunas técnicas quando essas são talvez as suas principais qualidades. É um jogador muito forte tecnicamente, no drible, na perícia com ambos os pés, na facilidade de remate, na genialidade e criatividade... peca um pouco pelo pouco físico (altura) e por não ter mais uma mudança de pique... se o tivesse não estaria certamente neste patamar.

    Acredito que daqui a 2/3 anos estará na primeira liga a convencer...

    ResponderEliminar
  6. Boas. Ja vi o Carvalhas jogar várias vezes, tanto no estádio, como no seixal. Sou de Coimbra , mas passei várias semanas em lisboa á uns anos, devido ás cenas das queimas das fitas e isso, do convívio doutorial. Como tal, vi prai uns 2 jogos do carvalhas . em junior, sim era bastante bom. mas havia melhor. havia lá um chines, acho que se chama wang, que certamente lhe era bastante superior, já para nao falar no david simao.
    Em Sénior, vi no estádio o Beira-mar vs Fátima, e os outros vi na sport tv . Nao gostei. achei decepecionante.
    nao dá seguimento a nenhum lance. perde imensas bolas.
    contudo, acho que tem potencial para chegar á primeira liga .

    ResponderEliminar