sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Análise ao Olympique de Marselha


Uma possível final antecipada?

Apesar dos grandes nomes ainda presentes nesta Uefa Europe League, considerada por muitos como a nova segunda divisão europeia da Liga dos Campeões, uma eliminatória entre portugueses e franceses - e tudo o que isso acarreta em termos de culturas e tradições (veja-se que Paris é a segunda cidade mundial com mais portugueses, à frente do Porto) - e, sobretudo, um reavivar da história dos saudosos anos 90, quando o Benfica eliminou o Marselha com um golo com a mão de Vata, chegando a nova final europeia, traça contornos muitos especiais para este jogo que todos anseiam.

Os relatos que surgem dessa eliminatória em que Mozer, então ao serviço do Marselha, afirmou que os seus colegas estavam cheios de medo de entrar no relvado da Luz, contando com nomes como Jean Pierre Papin, Chris Waddle, Francescoli, Deschamps (hoje o treinador) ou Tigana, e um Inferno da Luz com 120 mil vozes vibrantes, levaram o Benfica ao colo até um golo que acabaria por ser polémico mas ditar a passagem dos «encarnados». Dizem, hoje em dia, alguns conhecidos adeptos do Marselha, que essa foi a eliminatória que para sempre mudou a mentalidade dos adeptos do clube e a mentalidade vivida no Velodrome, tamanho foi o "massacre" que os franceses sofreram na Luz ao nível da animosidade com que foram recebidos jogadores e adeptos.

Este Marselha é muito diferente da verdadeira dream team que constituía o seu plantel nos anos passados, mas está longe de ser um adversário fácil para o Benfica de Jesus. Didier Deschamps é um treinador com história europeia, experiência, e já experimentou uma final no comando técnico de uma equipa, então ao serviço do Mónaco, derrotado pelo FC Porto.

Começando pela baliza, Mandanda, apesar dos 24 anos, é um guarda-redes de grande valia, muito sereno e eficaz nas suas acções. É forte nos reflexos, nas saídas dos postes, na agilidade. Um guarda-redes de muita valia que já serviu o seu país a nível internacional.

O sector defensivo surge, à primeira vista, como a principal debilidade que o plantel do Benfica pode explorar. Gabriel Heinze é o maior nome da linha recuada, sem dúvida um jogador com tarimba e muita classe, mas já sem o fulgor de outrora. Taiwo é um lateral esquerdo muito interessante sob o ponto de vista das bolas paradas e das tentativas de visar a baliza de longe, mas alternando a impetuosidade com pouca intensidade em muitas situações. Pode aqui o Benfica explorar. Diwara e Julien Rodriguez são dois centrais cultos, experientes, fortes pelo ar e inteligentes, mas já algo duros de rins, pouco móveis e que, sobretudo na segunda mão, o Benfica pode explorar em transições rápidas.

Olhando para o sector de meio-campo, salta desde logo à vista um jogador que dispensa apresentações: Lucho González. Apesar de ainda não ter convencido totalmente os adeptos marselheses, até pelas lesões que tem tido é, sem dúvida, um garante de qualidade e eficácia em todos os processos de organização ofensiva da equipa. Jogador de mestria táctica e qualidade de rigor e critério muito acima da média. Cheyrou, com um pé esquerdo interessante sob o ponto de vista da criação em espaços curtos, Mbia, que também pode jogar como central mas deve jogar a trinco, forte na agressividade e capacidade de desarme que coloca nos seus lances, Abriel, "um Lucho diferente", mais jogador de último terço, tudo em trabalho para os dois criativos principais da equipa, Valbuena, um jogador típico de flanco, rápido, forte no um para um, fantasista e eficaz, e Hatem Ben Arfa, muito forte nos desequilíbrios, na capacidade técnica e na facilidade de drible para espaço interior.

Na frente, embora falte a este Marselha desde a saída de Drogba um finalizador nato, capaz de materializar em golo o bom futebol que a equipa pratica, até porque Morientes vai caindo e Brandão não é jogador para estas andanças, Bakary Koné e Niang são duas setas extremamente velozes e muito perigosas, sobretudo para o jogo da primeira mão. Jogador de uma espontaneidade muito forte, muito velozes, finalizadores. Atenção também no futuro a Gnabouyou e Chris Gadi, capazes de fazer render o ataque dos marselheses durante muitos e bons anos.

Parece-me que será uma das eliminatórias mais disputadas da prova nesta nova ronda europeia a começar na semana de 11 de Março, até pela espectacularidade que o seu futebol deve apresentar. Prevê-se também uma chama envolvente muito grande a este jogo, pois os adeptos franceses e portugueses irão querer certamente reviver outros tempos, em que nem todos saíram a ganhar. Futebol espectáculo, é o que se espera.

3 comentários:

  1. Vai ser o ponto alto do Benfica nas competições europeias desde a final da Taça dos Campeões, tirando a campanha 2005/2006.

    Se a equipa não acusar nervosismo (com 2 internacionais brasileiros e 3 argentinos etc., não vejo razão para tal) e passarmos este obstáculo tudo é possivel. Espero que o Sporting passe o Benfica de Madrid e nos calhe em sorte lá mais para a frente.

    Isso é que era um jogo!

    Acima de tudo é vital não sofrer golos na Luz, para os que marcarmos em Marselha valerem a dobrar.

    Última nota para a entrada de Costinha em cena. Fica assim completo um triunvirato nos grandes. Em Rui Costa, Costinha e Vitor Baia (este mais protegido, porque será?) assentam as esperanças dos amantes do futebol real e transparente para os próximos anos. Com João V. Pinto a fazer o papel da Suiça e Figo ocupado a ler o seu extracto bancário será interessante ver se estes três Euro-finalistas vão conseguir elevar o nível da nossa liga, que neste momento está mais próximo da da Turquia que da Francesa...

    ResponderEliminar
  2. falando em análise a equipas, não sei se já viste o plantel do cska moscovo para a próxima época (ainda não se sabe se alguns ficam, claro). Além de Krasic, Dzagoev, Mark Gonzalez, Shchennikov, Akinfeev,Necid, etc., compraram em Janeiro o Keisuke Honda e o Doumbia chega no Verão. Se conseguirem manter a equipa (principalmente o Krasic e Dzagoev) e reforçar a defesa podem ser um outsider a ter em conta na próxima champions.

    ResponderEliminar
  3. Vai ser interessante ver este verdadeiro duelo entre Benfica e Marselha da Liga Europa, equipa com um percurso semelhante nos seus campeonatos até ao momento. Vi o último jogo do Marselha na Ligue 1, silenciou por completo o Parc des Princes, sem ter adeptos a apoiá-los saberam ser frios e ganhar muito bem o PSG. Duelo interessantíssimo.

    ResponderEliminar