quinta-feira, 8 de maio de 2014

Relatório Sevilha: ao cuidado de JJ



Onze esperado:
Beto; Diogo Figueiras, Pareja, Fazio e Navarro; Carriço e Mbia; Vitolo, Reyes, Rakitic; Bacca.

Organização Ofensiva

- Equipa organizada em 4x3x3 ou 4x2x3x1. Esquema inconsistente do ponto de vista da rigidez posicional mas com bons resultados. Grande espírito e muito abnegados. Vocação ofensiva, bastante verticais e objectivos. Construção de jogo rápida e intensa, procuram apoios frontais e combinações directas em ritmo alto. Intensidade constante. Muito eficientes na zona de decisão. Se tiverem espaço para decidir são letais.

- 1ª fase de construção é lenta mas segura. Centrais circulam a bola procurando situações para explorar jogo vertical em Bacca ou Vitolo. Um dos interiores (normalmente o que joga com Mbia) equilibra a zona defensiva, subindo um dos laterais para a zona onde a bola é batida (procuram estar em vantagem numérica para a 2ª bola). Objectivo é chegar rápido ao meio-campo adversário e aí tentar combinações para explorar movimentos interiores dos extremos.

- 2ª fase de construção não apresenta qualquer tipo de padrão. Modelo de jogo com os extremos constantemente por dentro e com liberdade. Procuram através desses movimentos superioridades numéricas pelo corredor central. Apenas laterais são garantia de largura no jogo mas são utilizados apenas como suporte (se jogar Alberto pode ser mais perigoso em progressão).

- Pelo modelo de jogo que apresentam, um dos interiores (normalmente Mbia) incorpora-se em penetrações pelo corredor central. Rakitic não tem posição fixa, procura jogar livre, explorando espaços para poder decidir último passe (faz muitos movimentos de dentro para fora procurando espaço deixado pelos extremos).

- Fazem um jogo de paciência na 1ª fase mas que altura completamente na 3ª fase onde tentam acelerar e explorar movimentos de Bacca. O colombiano é muito chato e procura sempre movimentar-se oferecendo linhas para progressão aos três que o apoiam ou movimenta-se no sentido de receber em ruptura nas costas dos centrais (muito perigosos nesta situação!).

- Equipa que não primazia profundidade pelos corredores laterais. Tenta sempre oferecer opções para jogar por dentro em progressões ou combinações directas. Situações de cruzamentos a partir dos corredores laterais muito pouco frequentes.

- Jogo muito vertical na 1ª fase de construção. Raramente arriscam e preferem sempre adoptar uma postura de segurança. Exploram jogo directo em Bacca ou na tentativa de um apoio frontal de Rakitic.

- Muita liberdade dada aos extremos e a Rakitic que posicionam-se um pouco por toda a frente de ataque procurando jogo rápido, intenso e imprevisível de combinações directas. Bacca fortíssimo neste aspecto pela inteligência posicional e Rakitic pela qualidade na decisão e no passe.

Transição ofensiva

- Muito rápidos e objectivos. Procuram imediatamente explorar Bacca em profundidade. Quando não conseguem, entram em posse e jogo de paciência, embora invariavelmente procurem acelerar o jogo rapidamente.

- Movimentos dos extremos sempre a procurar receber e acelerar para o corredor central tendo como referências Bacca e Rakitic que oferecem linhas de passe. Tentam criar situação de 3x3 ou 3x2 pelo corredor central com progressão de um dos extremos.

- Reyes e Vitolo sempre por dentro, Marin também. Navarro dá muito pouco apoio neste tipo de situações e tem muita dificuldade em recuperar (Alberto é muito mais forte). Figueiras também mais forte que Coke aqui.

- Muito perigosos neste momento do jogo. Bacca pela capacidade de movimentar-se e acelerar se tiver espaço nas costas. Rakitic pela decisão. Reyes e Vitolo ou Marin pela qualidade a jogar por dentro e mecanização de combinações com Bacca. Muita mobilidade.

Organização Defensiva

- Equipa organizada em 4x2x3x1 ou 4x1x3x2. Bloco médio. Vocação ofensiva e mobilidade dos 4 jogadores mais ofensivos deixa-os muito desprotegidos posicionalmente e é usual terem vários jogadores fora de posição. Procuram pressionar rápido e retirar tempo ao portador mas de forma pouco controlada e equilibrada. Muitos problemas. Tanto pressionam procurando abafar como temporizam e entram em contenção. Pouco critério.

- Numa primeira fase Rakitic baixa evitando entradas por dentro de passes. Quando a equipa se equilibra sai de posição e junta-se a Bacca para pressionar. Extremos fecham completamente por dentro, como interiores, ao lado de Mbia e Carriço. O português quando isto acontece posiciona-se quase como 3º central ou directamente na posição 6.

- Equipa muito forte a fechar espaços no corredor central, obrigando o adversário a tentar entrar sempre por fora. Muito consistentes aqui, embora hajam desconcentrações e saídas de posição de jogadores para pressionar sem ter complementaridade colectiva. Alguns problemas aqui.

- Muito espaço concedido nos corredores laterais e nas costas dos seus defesas laterais. Importante para quebrar oferecer linhas de passe constantes ao jogador do corredor lateral para garantir situações de 2x1 porque alguém acaba por ter de sair ao portador da bola.

- Muitas dificuldades dos defesas laterais em bolas aéreas, sobretudo em cruzamentos ao 2º poste. Sobretudo Diogo Figueiras é muito hesitante e erra frequentemente aqui. Demora muito a fechar e tem dificuldade em fazê-lo (marca mal, normalmente sempre perto do homem - dá espaço no corredor central). Navarro o melhor dos defesas laterais a defender.

- Dupla de centrais altamente consistente. Fazio raramente perde um lance pelo ar, muito agressivo e forte fisicamente, joga bem em antecipação. Pareja mais forte posicionalmente, mais móvel e mais forte nas dobras.

Transição defensiva

- Equipa partida e inconsistente. Se jogar Navarro, explorar muito, é fraco e tem muita dificuldade em recuperar o seu espaço. Laterais com vocação ofensiva e extremos muito por dentro abrem muito espaço nos corredores para saídas rápidas.

- Muito agressivos e impetuosos na tentativa de evitar contra-ataque do adversário. Demoram a posicionar-se e acabam por correr muito atrás do portador tentando retirar-lhe tempo e espaço para decidir.

- São altamente inconsistentes aqui. Se houver saídas rápidas pelos corredores laterais com linhas de passe oferecidas pelos avançados em ruptura podem ter muitos problemas. Tentar tirar o jogo da zona de pressão, pois procuram fechar todos os caminhos para não serem apanhados em inferioridades numéricas.

- Bacca e Rakitic praticamente não defendem. Vitolo e Reyes muito disponíveis para auxiliar defensivamente mas sempre sem grande critério posicional.

Bolas paradas a favor

- Padrão total. Todos os lances são para Fazio. Rakitic marca cantos e livres de qualquer zona do campo. Têm uma particularidade. Procuram colocar sempre algum jogador a fazer bloqueio, de forma a evitar acompanhamento do marcador directo de Fazio. Normalmente são bem sucedidos e consegue aparecer em boa situação para finalizar.

- Cantos e livres laterais sempre batidos para a marca de penalty onde Fazio aparece vindo de trás para tentar cabecear. Mbia também forte neste aspecto mas a referência é o argentino. 

- Rakitic muita qualidade de execução. Evitar faltas em zonas próximas da área.

Bolas paradas contra

- Marcação H-H em quase todas as situações. Bastante agressivos neste tipo de situações (tentar explorar eventuais agarrões).

- Cantos contra, deixam um homem no 1º poste e outro na linha da pequena área, no seu primeiro terço em relação ao lado onde a bola é batida. Os outros marcam individualmente.

- Livres frontais colocam 5 ou 6 homens na barreira e saltam sempre (pode-se explorar).

Notas a destacar

- Muita qualidade na 3ª e 4ª fase. Mobilidade ofensiva de grande nível. Bacca muito perigoso quando tem espaço nas costas. Rakitic e os extremos muito perigosos quando conseguem penetrações pelo corredor central.

- Fortes na transição ofensiva. Altamente motivados e consistentes.

- Fazio muito forte em quase todos os momentos. Jogador muito difícil de ultrapassar e imperial nas alturas.

- Altamente inconsistentes em transição defensiva. Podem ser muito explorados por aqui. Desposicionam-se, não têm critério a sair ao portador da bola e dão espaços que podem vir a ser letais.



Imagens relevantes (porquê estas referências? Discussão caixa comentários):

















16 comentários:

  1. André, por que achas que o Alberto Moreno não será titular na lateral esquerda do Sevilla ?

    E já agora, eu apostaria no Cavaleiro (em vez do Sulejmani) a extremo direito porque me parece fisicamente mais contundente que o sérvio.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas.

    Acho que o treinador do Sevilha tem alguns preconceitos. Basicamente preveligia o resultado em detrimento de qualquer modelo ou pensamento. E não critico isso, atenção. Atendendo a isso, vou ao encontro da ideia dele de ter maior experiência e segurança defensiva com o Navarro. E jogou sempre os últimos jogos complicados que tiveram na Europa.

    Em relação ao nosso onze, para mim, seria sempre com Sulejmani e Gaitán. Em que lado jogariam, dependeria se joga Navarro ou Moreno.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. benfica ao melhor nivel tem hipotese ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nao. O benfica chegou à final por moeda ao ar, nao foi?

      Eliminar
  4. Anónimo,

    Claramente. O Benfica tem muito melhor treinador que transforma isso numa equipa muito mais organizada e competitiva. Mesmo sem 3 peças fundamentais para a estrutura da equipa, o Benfica vai conseguir ter um rendimento semelhante porque o sucesso deste Benfica é o seu todo e o seu treinador, e não as individualidades.

    O Sevilla é uma equipa de paixão, de coração, de ritmos, de confiança...se as coisas correrem bem pode ser um adversário muito complicado mas o Benfica parece-me claramente favorito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se sevilha es grande.... benfica es gigante, 10 x + grande...

      Eliminar
    2. si sevilhas es grande... benficas es gigantesco... 10 x + grande.

      Eliminar
  5. Duvido que jogue o figueiras em vez do koke....e o navarro em vez de moreno

    ResponderEliminar
  6. A nossa convicção é a já explicada em cima. E o Navarro fez os 2 jogos com o Valência. E o Figueiras é contra equipa tuga. Ele vai aproveitar esse factor parece-me.

    ResponderEliminar
  7. Grande análise. Realmente, o Benfica é uma excelente equipa a explorar as transições defensivas dos adversários. Pergunto se o benfica perderá muito em não ter markovic para essa componente do jogo do benfica nomeadamente em contra-ataque. Em segundo, pergunto se benfica não perderá muito pela ausência de enzo para combater o rakitich no meio campo e precisamente partir nas transições ofensivas.

    ResponderEliminar
  8. Grande análise. Realmente, o Benfica é uma excelente equipa a explorar as transições defensivas dos adversários. Pergunto se o benfica perderá muito em não ter markovic para essa componente do jogo do benfica nomeadamente em contra-ataque. Em segundo, pergunto se benfica não perderá muito pela ausência de enzo para combater o rakitich no meio campo e precisamente partir nas transições ofensivas.

    ResponderEliminar
  9. Grande análise. Realmente, o Benfica é uma excelente equipa a explorar as transições defensivas dos adversários. Pergunto se o benfica perderá muito em não ter markovic para essa componente do jogo do benfica nomeadamente em contra-ataque. Em segundo, pergunto se benfica não perderá muito pela ausência de enzo para combater o rakitich no meio campo e precisamente partir nas transições ofensivas.

    ResponderEliminar
  10. Excelente análise táctica, os meus parabéns! Pergunto, se o Benfica poderá sentir muito a falta do markovic para as transições ofensivas já que tem sido um dos pontos fortes esta época (e debilidade do sevilla). Segundo, pergunto se o enzo perez nao fará muita falta para anular o rakitich no momento defensivo e posterior transição ofensiva. Quem acha que será o jogador ideal entre andré almeida ou andré gomes para este jogo, sendo um mais técnicista e outro mais preparado para tarefas defensivas? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Markovic faz falta porque é um talento, mas as tais transições do Benfica têm acontecido nestes 5 anos independentemente dos nomes. Portanto, acho que se sentirá falta do génio e individualidade de Markovic mas não no aspecto táctico, a equipa está trabalhada e tem um modelo independentemente dos intérpetres (Sulejmani tem bom critério de passe e Cavaleiro pode ser um puro sangue se bem servido).

      A grande baixa que temos, para mim, é mesmo o Enzo. Mas não por uma suposta marcação a Rakitic (que não seria, quanto a mim, tarefa sua) mas essencialmente pelo leque de opções que apresenta na saída de bola: ora protege e oferece linhas de passe; ora arranca desbaratando a estrutura adversária.

      E não temos nenhum elemento capaz de "fazer de Enzo", sobretudo na capacidade de romper entre linhas. Talvez vejamos mais jogo nosso pelas laterais também por esta ausência.

      No meio acredito que joguem Amorim & Gomes.

      Eliminar