terça-feira, 6 de maio de 2014

Lopetegui e a oportunidade formação



O Porto oficializou hoje o treinador Lopetegui como a nova aposta da estrutura para o próximo ano. É um treinador experiente ao nível do trabalho com jovens e parece estar aqui encontrada uma oportunidade muito interessante para o Porto começar a dar desenvolvimento ao nível da equipa principal ao bom trabalho que tem realizado na sua formação.

Trabalhar bem na formação não é ganhar campeonatos. O Porto até tem conquistado alguns, mas este ano voltou a provar que essa não é a sua prioridade. Exemplos disso são os jogadores Juniores que lançou na sua equipa B a competir de forma regular com jogadores mais experientes, acelerando o seu processo de maturação e permitindo-lhes estímulos para evoluírem de forma mais sustentada.

Com a entrada de um treinador habituado a lidar com jovens e que parece ter especial interesse e apetência para essa área, o Porto tem aqui uma oportunidade para se destacar, finalmente, como clube que ganha/luta por títulos e que aposta na juventude e prata da casa. Até porque qualidade tem, e o trabalho que tem desenvolvido assim o exige.

A formação do Porto neste momento tem um modelo de jogo transversal, que permite uma continuidade aos seus atletas, pelo menos maior que os outros dois rivais. Faz um trabalho continuado e com bastante critério.

Primeiras notas em relação ao novo treinador: O contexto. Não é por ter ganho títulos jovens pela Espanha que é atestado de competência. Também não é por apenas ter tido sucesso nesse contexto, que é um atestado de incompetência. As primeiras palavras são reveladoras de algo que desde sempre defendemos, a adaptabilidade:

«Primeiro tenho de analisar muitas coisas que passaram este ano e vamos depois tomar decisões. Temos uma ideia de jogo, filosofia, mas também tenho de ver o contexto dos jogadores que vamos encontrar.»


Vamos ver e falar sobre alguns nomes de jogadores que estarão à espreita para a nova cara 2014/15.

Rafa - Lateral esquerdo, ainda Junior, já teve minutos na equipa B dos dragões que lhe permitiu maior maturidade. Jogador culto, fecha bem, agressivo qb, mas sobretudo muito capaz ofensivamente. Dá largura e profundidade ao corredor, cruza muito bem e integra-se bem em todos os momentos do jogo.

Leandro Silva - Tem vindo em crescendo. Pode jogar como 6 ou 8, embora seja como médio de ligação que melhor se exprime. Boa capacidade de desarme, agressivo e uma tremenda meia distância. Jogador intenso e rotativo.

Joris Kayembe - Recrutado ao Standard Liége, é um dos jogadores mais fortes da equipa B do Porto. Pé esquerdo mas que joga pela faixa direita, muito forte no último terço. Capacidade de drible, bastante intenso nas abordagens, parte para cima, dotado técnicamente e muito abnegado. Jogador para acompanhar.

Ivo Rodrigues - Uma das apostas do Porto. Ainda Junior, esteve fixo o ano todo nos B. Tem bastante qualidade, joga em ambos os flancos, veloz, forte no drible e que chega muito bem a zonas de finalização. Um produto de muita qualidade.

Gonçalo Paciência - O jogador que mais esperanças parece reunir. Muito forte fisicamente, regressou bem de lesão e assume-se fundamentalmente como um jogador diferente para a posição. Joga fixo na área, excelente capacidade de movimentação e qualidade técnica, joga bem de cabeça, é agressivo e finaliza bem. Cuidado com ele.

8 comentários:

  1. Boas!

    Concordo com todos excepto o Kayembé. Não o acho nada de especial...
    Mas juntava-lhe mais alguns nomes: André Silva, Rúben Alves, Francisco Ramos, Graça e João Costa. Pelo menos que estes façam a próxima época na B

    ResponderEliminar
  2. Boas.

    Quanto ao Kayembe... porque motivos não lhe desperta atenção?

    Em relação aos outros concordo com todos. Mas referi no meu post aqueles que na minha óptica podem chegar mais rapidamente a ser opção de um Porto que se espera remodelado.

    Ah, e o Tozé será sempre a ter em conta, apesar de achar que noutro nível competitivo de maior exigência terá dificuldades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes tratar por tu ;)

      Considero que há 2 bases a nível técnico no futebol: passe e recepção. E o Kayembé não domina essas bases. Basicamente, é um bocado trapalhão...

      Em relação aos júniores, eu percebi que a ideia era ser o mais realista possível e obviamente que será bastante improvável um jogador dar um salto de 2 "escalões" no Porto. Mas gostava de ver principalmente o Rúben Alves e o Francisco Ramos num ambiente mais competitivo. Acho que eram capazes de dar o salto rapidamente.

      O Tozé é um caso mais difícil. Esperava mais evolução, mas também joga muitas vezes na ala que não o ajuda nada... Mas um treinador que trabalhou com Isco, Koke, Thiago, Illarra e tantos outros médios de top pode dar-lhe uma ajuda a evoluir.

      Eliminar
  3. O que achas do Tomás Podstawski ?

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito. É agressivo, tem nervo, mas muita classe. Joga quase sempre bem e de forma eficiente, é um jogador tremendamente competitivo. Não o coloco na lista porque penso que tem de ter mais um ano a jogar de forma regular até ingressar num projecto Porto A.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela tua opinião.

    abraço

    ResponderEliminar
  6. falaste de todos eles mas não falaste david bruno, não achas que o bruno tem ou tinha qualidade para jogar na equipa principal ?

    ResponderEliminar
  7. falaste de todos eles mas não falaste no david bruno , achas que ele tinha ou tem qualidade para integrar a equipa principal ?

    ResponderEliminar