segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Exercício: Zona decisão e construção



Porque não queremos apenas apontar os defeitos do futebol de Paulo Fonseca, deixamos um exercício que pode ser executável pelo treinador do Porto, e não só. Visa a zona de decisão e construção, procurando intensidade máxima e a criação de dinâmicas colectivas que podem ser ganhas através de situações padrão nas condicionantes ou do simples ganho de rotinas através das próprias movimentações colectivas a fim de resolução do problema.

Ficamos a aguardar comentários.

4 comentários:

  1. Boas!

    Não percebi o porquê do valor maior dado aos golos que acontecem por cruzamento do jogador de corredor central: obrigar à mobilidade? criação de superioridade numérica no corredor lateral?

    ResponderEliminar
  2. Não gosto do exercício, porque potencia exactamente aquilo que o Porto tem tido em quantidades industriais: Jogo fora do bloco, jogo exterior, jogo nos corredores laterais, overlaps para cruzamentos, cruzamentos. Acho que o exercício da forma como está organizado em pouco iria ajudar. Mantendo a estrutura do exercício eu optaria por, apenas, uma regra simples: Só se deve finalizar após um apoio frontal.
    Para mim o Porto precisa de melhorar o jogo dentro do bloco, com futebol apoiado e curto com pouco tempo e espaço de execução, com pressão constante, de frente e nas costas do portador da bola.
    O exercício é bom, mas para mim, não serviria neste Porto.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, não creio que o exercício seja adequado tendo em conta as dificuldades dos dragões no jogo interior. No fundo ele não melhora a falta de apoios ao portador da bola no corredor, não incrementando o número de soluções. Assim como não estimula o jogo interior.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Até que ponto é positivo pedir para a bola ir para os 3 sectores? depois da bola passar pelo central e por um dos laterais, a defesa passa a ignorar a baliza e passa a defender literalmente o corredor lateral que falta. Pior, como nao podem entrar fica então a fazer uma marcação individual ( que no fundo se tornaria nos 3 jogadores a tentar impedir o joker do corredor de receber a bola). Sem essa condicionante, acho que poderia ganhar mais vantagens.

    ResponderEliminar