sexta-feira, 24 de maio de 2013

Onde encaixará Djuricic no Benfica?


O Benfica adiantou-se à concorrência e assegurou, atempadamente, um dos maiores talentos a despontar no velho continente. Filip Djuricic, sérvio, 21 anos, vai vestir de encarnado na próxima temporada e a expectativa em seu redor é muita.

Olhando para as características do sérvio, é possível vê-lo encaixar em vários modelos e sistemas de jogo. É um jogador de último terço, zona de decisão, com imensa qualidade entre-linhas pela velocidade que imprime em progressão, muito forte nas abordagens um-contra-um quando embalado, decide bem, com maturidade e com um toque de criatividade muito característico. Chega muito bem a zonas de finalização, onde assiste ou finaliza com igual eficácia. 

É um jogador com características cada vez mais vistas nos actuais jogadores da posição 10, uma nova vaga que visa adequar o seu futebol às necessidades actuais do jogo, onde os clássicos jogadores dessa posição, como Rui Costa, Aimar, Riquelme e outros, vão perdendo expressão. Djuricic é uma mistura de um pensador e criativo, com um extremo de rasgos e de situações de penetração, daí não ser de estranhar que nesta última época pelo Heerenveen tenha jogado encostado ao corredor esquerdo do ataque (apostando em movimentos interiores) e também pelo corredor central na posição 9.

Neste Benfica, o seu futebol adapta-se perfeitamente ao que Jorge Jesus pretende. Joga rápido e de forma eficaz, adaptando-se à velocidade e necessidade de mostrar eficiência na zona de decisão, nos ataques rápidos do Benfica, pela capacidade de situações de 1x1, capaz também de em momentos de organização ofensiva trazer qualidade pela forma como idealiza e executa o que pretende para os seus lances. 

No 1x4x4x2 mais habitual do Benfica, Djuricic seria o companheiro de ataque do jogador mais fixo, jogando liberto, deambulando pelo ataque, baixando entre-linhas para conseguir jogar de frente para a baliza, sendo referência para situações de combinações directas ou último passe. Frente a determinados adversários que joguem mais fechados, pode também desempenhar a posição de meio-campo que faz actualmente Enzo Pérez, pela capacidade que tem de ligar sectores em curtos espaços de tempo e criar situações de superioridade numérica favoráveis à sua equipa. Contudo, é no 1x4x3x3 que melhor pode explorar as suas características, jogando na posição 10, que foi ocupada por Gaitán em alguns jogos deste ano desportivo.

A adaptação de Djuricic a Portugal será sempre uma incógnita por todos os factores que envolvem a mudança de um jogador para outro país, com outras culturas e outras formas de encarar o jogo. Contudo, e não conhecendo as suas competências psicológicas, parece estar evidente que o sérvio é um dos grandes reforços do Benfica da última década, capaz de trazer um rendimento ímpar ao clube da Luz e tornar-se numa das suas grandes referências.

3 comentários:

  1. É bom ver que este blog ainda continua vivo !! :)
    Mais uma post muito agradável e com uma análise bem ponderada... Mas já agora permite-me perguntar,porque identificas nas tácticas o guarda redes (ex: 1x4x4x3 ) sendo fora do normal referir-se assim...

    Já agora se poderes, gostava de ler uma participação tua acerca dos reforços já garantidos pelo Benfica bem como aqueles jogadores que achas/pensas que ainda se podiam acrescentar...

    ResponderEliminar
  2. Boas.

    Obrigado pelas palavras.

    Em relação ao desígnio do sistema táctico, é usual incluir-se o guarda-redes quando falamos de forma mais "formal" sobre sistemas tácticos, pois o guarda-redes também faz parte do jogo e não quis ferir susceptibilidades eheh.

    Conto nos próximos dias lançar opinião sobre os reforços já confirmados do SLB.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. o benfica vai mudar de sistema tactico ????

    ResponderEliminar