segunda-feira, 2 de maio de 2011

A estratégia dos equilíbrios que Mourinho não soube manter

Mourinho é realmente o melhor treinador do Mundo. Li muitas pessoas criticar abertamente a forma como abordou o último Real-Barça para a LC e a colocação de Pepe no meio-campo, abdicando de Ozil e Kaka. O Real Madrid é a melhor equipa do Mundo em transição ofensiva. Ver o jogo do Mestalla é um regalo para qualquer treinador que gosta de ver a sua equipa ter um controlo sem posse e acima de tudo os mecanismos e combinações colectivas que existem a partir do primeiro momento de recuperação da bola e definição do momento a seguir.



O Real é talvez a melhor equipa da história em transição ofensiva. Jogou frente a um Barcelona que é a melhor equipa da história em ataque posicional. Pensando bem, Mourinho analisou que a principal forma de anular o jogo ofensivo dos culés seria encurtar as linhas e sobretudo permitir sempre um jogador de equilíbrio à pressão no centro de jogo do Barcelona de forma a evitar as suas rápidas variações para criar desequilíbrio noutro espaço em 2x3 ou 1x2. Mourinho só o podia fazer com jogadores fortes defensivamente e disponíveis para correr porque não estando a equipa rotinada nesse sentido os princípios fundamentais, para além da qualidade defensiva, teriam naturalmente de ser a entrega e a disponibilidade para correr metros e metros atrás da evidente superioridade táctica do Barcelona.

A equipa do Barcelona tacticamente é a melhor do Mundo e é por isso que os seus jogadores são os que menos se desgastam, também porque mantêm a bola, e daí a pergunta de com um plantel tão curto se conseguir este ritmo com quase nenhuma rotatividade. Explica-se facilmente. Qualidade táctica + Capacidade de ter bola. O Real estava a realizar um jogo eficiente até à expulsão de Pepe. É contranatura Mourinho querer empatar em casa para resolver na 2ª mão. Naturalmente todos esperariam ao contrário. Mas a estratégia do técnico português era essa. O Real jogar com o melhor de si, transições rápidas, e explorar essa estratégia até ao fim.

A chave do jogo, quanto a mim, não está só na expulsão, está na abordagem errada que Mourinho faz da sua própria estratégia aquando da expulsão de Pepe. O Real altera o seu posicionamento para um 4-4-1, com duas linhas bem definidas de 4, e perde o jogo aí. O Barça é fortíssimo entre-linhas com a capacidade de Messi, Pedro, Villa e sobretudo de Iniesta que nem jogou. A aparecer de frente para os defesas, em velocidade, vence a técnica e o virtuosismo e o Barça está muito rotinado nesse sentido. Posse de bola, posse de bola, posse de bola, até passe de ruptura ou em apoio frontal no espaço entre as linhas do adversário e definição de penetração ou novo passe de ruptura nas costas das defesas. Mourinho com duas linhas bem definidas anulou a sua própria (boa) estratégia até à expulsão de Pepe, onde faz um triângulo com dois pivots muito fortes nos equilíbrios a não permitir espaço para os jogadores do Barça entrarem em zonas de decisão com possibilidade de desequilíbrio.




Erro 1: Lassana sai em pressão e não faz rápida cobertura defensiva ao 1x1 de Afellay vs. Marcelo.




Erro 2: Saída em pressão ao portador da bola de Lassana, desequilíbrio do seu espaço, Messi ganha as costas da 2ª linha e de frente para a linha defensiva, após péssima abordagem de Albiol, resolve.

As duas linhas fizeram com que quem saísse ao portador da bola para fazer o pressing criasse espaço na sua zona, onde aparecia imediatamente outro jogador a causar o desequilíbrio. Quem saía em pressão rapidamente desequilibrava a sua zona. A estratégia dos equilíbrios defensivos estava assim eliminada. O Barça jogou como quis. E o Real queixou-se apenas do árbitro. Quanto a mim, Mourinho foi rei até à expulsão de Pepe. Menos especial, a partir daí.

Sem comentários:

Enviar um comentário