sexta-feira, 6 de junho de 2014

Yannick Gerhardt



Importa analisar primeiramente o contexto. O Colónia joga num 4-3-3 onde Yannick Gerhardt se assume como o interior esquerdo, sendo o médio com maior liberdade na 2ª e 3ª fase da equipa. Futebol de transição, de organização defensiva e saída rápida. Gerhardt tem de se adaptar ao contexto mas vendo o futebol que pratica na selecção percebe-se o porquê do destaque que faz o Benfica pagar por ele.

Jogador elegante, fino recorte, tem passada larga e capacidade física. Cerca de 1,84cm, queima metros com facilidade, embora não seja muito intenso ou dinâmico nas suas acções, sobretudo em termos de aceleração. É um jogador pausado, que pensa o jogo, joga de forma muito prática e simples, quase sempre a um/dois toques. É aqui que se destaca. Recebe, já de cabeça levantada e com opção tomada. Raramente perde bola neste tipo de acções, pois define bem, e com qualidade.

Em termos técnicos é muito forte. Em todas as acções. Tem poder de elevação e vai lá acima embora não com muita frequência. Apesar de ser algo frágil no choque, tem técnica de desarme, pois sabe posicionar-se e ler os lances. Recupera algumas bolas. Em termos de passe é forte no curto, médio e longo, embora não estique com frequência, porque o seu ADN é outro.

Jogador que se assume no jogo, nunca se escondendo. É fácil observá-lo a baixar à 1ª fase de construção para ter bola. Passa e movimenta-se rapidamente para receber novamente. Jogador de posse, de jogo apoiado, de toque curto e progressão em manutenção da posse. Tem pormenores de qualidade e joga também com o pé não dominante.

Apesar de o ter visto sempre numa posição de interior, como médio de ligação ou 8, percebe-se que pelas aptidões que apresenta pode ser um jogador facilmente adaptável à posição 6 de uma equipa grande. Pela qualidade de passe, pela forma como joga (vem sempre buscar jogo), pela tomada de decisão e interpretação do jogo, pode ser um 6 de nível de selecção alemã. Jogador de muita qualidade que o Benfica foi à Alemanha contratar.

2 comentários:

  1. puto sem juízo,irresponsável e mimado

    ResponderEliminar
  2. Muito responsável na tomada de decisão que teve. Vai jogar na equipa que o fez crescer e certamente garantirá minutos de jogo que aqui secalhar não teria.

    ResponderEliminar