domingo, 9 de junho de 2013

Markovic pensado por Jesus


Está iminente a confirmação já esperada da contratação de Lazar Markovic pelo Benfica, jogador sérvio de 19 anos que actua pelo Partizan de Belgrado. Nascido em 1994, especula-se que tenha custado ao Benfica uma verba a rondar os 10 milhões de euros.

Markovic vem reforçar a ideia de um Benfica em mudança em termos de desenho táctico, no plano teórico. Se Djuricic vinha antecipar o adicionar de outro jogador ao sector intermediário, Markovic praticamente confirma-o pelas características que tem. Apesar de jogar muitas vezes sobre os corredores laterais, é usual vê-lo por dentro, junto ao avançado.

Markovic é um jogador que faz a diferença pela tremenda mudança de velocidade que possui, uma capacidade de aceleração que o torna difícil de travar. Joga a partir dos corredores, mas sempre em movimentos interiores e de penetração com bola ou em toque curto. Gosta de se aproximar da zona de finalização, podendo também actuar solto no ataque, na ligação entre sectores, sobretudo com espaço, pela capacidade que tem em desequilibrar em transição.

No 1-4-4-2 de Jesus, a posição que pode estar perspectivada para ele, de forma imediata, será a de jogador mais liberto do ataque, que faça a ligação entre os médios e o sector ofensivo, mas também uma das faixas, embora nesta altura por ainda não ser um jogador forte do ponto de vista posicional e de disponibilidade para auxiliar em organização defensiva, possa não estar em equação esta última possibilidade.

No 1-4-3-3 que foi utilizado este ano, e que se perspectiva que possa ser a cara nova deste Benfica, é jogador para fazer as três posições de apoio ao homem mais avançado, ganhando o Benfica um jogador muito forte no 1x1 e que possa pela capacidade de improvisação manter o volume ofensivo da equipa pela forma como procura o corredor central, mesmo retirando de lá, em perspectiva, um avançado.

Markovic tem todas as condições para, apesar dos 19 anos, agarrar um lugar de destaque no Benfica, pois tem qualidade para se tornar num dos jogadores mais talentosos do futebol europeu nos próximos anos. Esta época apontou 7 golos pelo Partizan onde se sagrou campeão sérvio. Assim que exista confirmação oficial sobre a compra de Sulejmani, conto falar também um pouco de um jogador que apesar da aparente queda na carreira, pode ter ainda muito para dar ao futebol.

3 comentários:

  1. Podes fazer o teu onze base, assumindo que Gaitán, Sálvio, Garay e Cardozo saem?

    Curioso como arrumarás o mc e o ataque. (podes colocar um ? no PL se preferires)

    ResponderEliminar
  2. Assumindo o 4-3-3 claro

    ResponderEliminar
  3. Assumindo o 4-3-3, e duvidando muito da saída do Salvio, mas contando com ela, e tendo em conta o onze actual, sem colocar possíveis reforços, seria este o 11 mais forte...

    Artur
    Maxi Luisão Jardel Melgarejo
    Enzo Perez Matic
    Sulejmani Djuricic Markovic
    Lima

    ResponderEliminar