quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Ídolos (Abdelsatar Sabry)


Não se surpreendam de apelidar de "ídolo" um egípcio que foi capaz de deixar o melhor treinador do Mundo de cabelos em pé vezes sem conta. Sabry representou, talvez, na última década, um dos maiores contrastes entre o futebol de rua, no bom e nas as suas vicissitudes - belo, brilhante, imprevisível, entusiasta, desequilibrador/ pouco culto, sem dimensão, curto - e a exigência táctica e cultura de espaços e futebol que prima nos dias de hoje.

Abdelsatar Sabry era um exemplar raro de um jogador 'perdido' num futebol que não era o seu mas fazia dele o seu futebol, pois a bola quando lhe chegava os pés ganhava ânimo, sorria, e transformava a rigidez de alguns, no brilhantismo de outros. E Sabry... era um deles.

Lembro-me de assistir a uma eliminatória entre o PAOK Salonica (onde na altura pontificavam Uribe, Adolfo Valência e um tal de Sabry) e o Benfica no Estádio do PAOK e as coisas terem sido muito complicadas para o Benfica pela mestria de um africano de botas amarelas que fazia mexer - e de que forma - o ataque dos gregos. O Paok perdeu 2-1, mas veio ganhar 2-1 à Luz, onde apenas o malogrado Robert Enke salvou o Benfica nos penalties, ao defender 3 grandes penalidades (para a baliza grande - mais um indicador para a estatística). Mais uma vez a receita foi a mesma, Sabry marcou e encantou na Luz.


Ficou apenas um ano na Grécia, com os dirigentes do Benfica a não se esquecerem das suas grandes exibições contra os «encarnados», tendo rumado à Luz no ano seguinte. A sua passagem pelo Benfica foi de altos e baixos, contudo. Fez 13 jogos em 99/00, marcou 6 golos. No ano seguinte (o que ditou a sua saída do clube), jogou 21 jogos e fez apenas 4 golos. A entrada de José Mourinho no Benfica acabaria por ditar a sua saída e matar precocemente um talento que com trabalho (e diga-se, vontade de trabalhar) teria ido mais longe do que certamente foi.

Os episódios de demorar 7 minutos a atar as chuteiras para entrar em campo, como atirou para os jornalistas José Mourinho depois do egípcio se queixar de poucas oportunidades, ao pouco empenho nos treinos e à sua péssima qualidade táctica e posicional, fizeram do egípcio mais um dos que passou pela Luz sem títulos, mas na memória de alguns, que como eu, guardam com saudade alguns dos seus brilhantes momentos - poucos, para o que podia realmente - ao serviço do Benfica.

O golo em Alvalade, de livre directo, a calar 50 mil sportinguistas desejosos e sobranceiros de festejar o título contra o Benfica nesse dia, o golo contra o Porto na Luz, as imensas fintas e rasgos de criatividade, fizeram de Sabry um ídolo, à sua maneira, para alguns, tal como eu.


Chorei, copiosamente, no dia do 0-1 em Alvalade, quando ele marcou o golo. Era o meu jogador favorito, de quem tinha uma camisola com o seu número, #10, e via o jogo com ela vestida. Nunca mais vou esquecer.


Prospecção Internacional (Avançados)

A arte do golo está cada vez mais cara, e o 'fenómeno' dos goleadores parece cada vez mais uma coisa rara, e sorte as equipas que dispõe de um dos poucos exemplares da veia goleadora capaz de resolver jogos e desbloquear encontros demasiado rígidos tacticamente. Hoje, e para regressar ao objectivo inicial deste espaço e que, durante algum tempo, esteve inactivo, apresento hoje alguns nomes que certamente encaixariam com qualidade em muitos clubes por essa Europa fora.

Um norueguês de requinte

Erik Huseklepp
(Brann)
Idade: 25 anos
Peso: 72kg
Altura: 186cm


É uma das peças mais importantes da equipa do Brann. Joga como ponta-de-lança, mas não se resume ao típico trabalho de a "atirar" lá para dentro. Gosta de se posicionar muito bem nos espaços laterais, usando a sua boa velocidade e técnica individual para procurar rasgar em diagonais venenosas. Leva actualmente na Liga Norueguesa 15 golos e 12 assistências em 30 jogos, o que demonstra bem a sua enorme versatilidade de movimentos e qualidades. A seguir com atenção.



O Cardozo destro

Joaquín Boghossian
(Newell's)
Idade: 22 anos
Peso: 80kg
Altura: 194cm


O título com que inicío o meu texto sobre este jogador não se deve apenas ao facto desta grande promessa do futebol sul americano jogar no mesmo clube que Óscar Cardozo representava antes de vir para Portugal. Boghossian, de facto, é o grande artilheiro do Newell's Old Boys, mas destaca-se pelos mesmos atributos de Cardozo, e a mesma veia goleadora do Tacuara. É muito forte fisicamente, gosta de abordar espaços mais abrangentes no momento ofensivo do que o paraguaio, denota uma técnica individual apurada e representa o mesmo faro de golo que Cardozo trouxe para a Europa. Boghossian leva actualmente 8 golos no trajecto muito bom da equipa argentina no Torneio de Apertura, com o Newell's na 2ª posição da prova. Boghossian, se contarem com ele, estará na Europa, e num dos grandes, num curto espaço de tempo.


quarta-feira, 29 de abril de 2009

Prospecção Internacional (Médios)




















Marek Sapara (Rosenborg)
26 anos, Eslovaco

2000 FK Krásna nad Hornádom 26J 3G
2000-2002 MFK Kosice 79J 9G
2002-2006 MFK Ruzomberok 34J 10G
2006-2009 Rosemborg BK 41J 12G



A jogar na Noruega, este atleta assume-se como uma das principais possibilidades de negócios para os bons clubes na Europa. Actua em qualquer posição do meio-campo (exceptuando a 6),
assumindo-se como um jogador de intensidade e boa capacidade de passe. Gosta de chegar à frente e visar a baliza. Exímio marcador de livres, joga muito bem em zonas de finalização, embora seja vindo de trás que potencia melhor o seu futebol.















Lorik Cana (Marselha)
25 anos, Albanês

2002-2005 PSG 69J 2G
2005-2009 Marselha 118J 16G

É um dos principais responsáveis pela excelente carreira do Marselha na Liga Francesa desta época. E não deve ficar muito mais tempo em França. Jogador de excelente presença física, é muito forte na forma como aborda os lances e gere os ritmos da sua equipa. É essencialmente um jogador defensivo e de destruir jogo, mas gosta de ir à área ou aplicar o seu forte remate. Foi cedo para França onde se fez jogador no PSG, mas foi no Velódrome que encontrou a sua maturidade como jogador de alto nível. A seguir com atenção no próximo período de transferências.




















Tiago Gomes (Steua Bucareste)
23 anos, Português

2001-2002 Benfica (Juvenis)
2002-2003 Estoril 1J 0G
2003-2004 Oriental 30J 5G
2004-2005 Oriental 9J 4G
2005-2006 Odivelas 17J 1G
2006-2007 E. Amadora 28J 2G
2007-2008 E. Amadora 15J 1G
2008-2009 Steua Bucareste 22J 0G

Formado nas escolas do Benfica, é bom que não se perca este talento de vista... ainda por cima português. Numa altura que tanto se fala da necessidade de "aportuguesar" os plantéis dos três grandes, este é certamente um nome que deve ser levado em conta. Fez a sua melhor época como profissional no Estrela antes de ir para a Roménia. Médio todo o terreno, é no último passe que se destaca, com óptimo sentido de criatividade e de assistências. Rende facilmente 5 a 10 passes para golo por época. A reter o seu nome.

O início de uma paixão antiga


Num Mundo de tantas tristezas e problemas, há sempre algo que tenha o dom de trazer alegria às populações e aos jovens que passam frio e fome, mas que uma bola, uma simples bola, tem a capacidade de trazer rasgados sorrisos e momentos únicos de alegria ao povo. O futebol tem a particularidade de mover paixões e instruir massas, de apaixonar pessoas pelo jogo, de trazer emoções e momentos únicos num simples toque de uma bola.

Sou o André Sabino, trabalhei durante 2 anos no acompanhamento da formação do Sport Lisboa e Benfica no site Serbenfiquista.com, no jornal Noticias da Manhã, no jornal Desporto Jovem e da Revista Futebolista. Escrevi também um blog, o http://aguiasjovens.blogspot.com.

Hoje abro aqui este espaço, que pretendo que seja muito mais do que tudo aquilo que já realizei. Ao nível do futebol de formação sinto-me perfeitamente conhecedor e realizado. O objectivo da criação deste blog é o de expandir os temas e escrever de forma livre sobre tudo o que me venha à cabeça e seja útil tanto para mim, como para os leitores. Muito em breve irei abrir as secções iniciais que irei abordar, passando pelos temas da prospecção e análise de talentos, a tudo um pouco da gestão desportiva e visão de mercados do futebol quer nacional, quer internacional.

Sejam visita e parte integrante do projecto,

André Sabino