quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Como o modelo de jogo evidencia os talentos



E as notas mais relevantes do futebol europeu, passando pelo novo Bayern Munique, o modelo do CSKA, uma curta de Madrid e o que importa realmente falar: Rodrigo.

Basta escrever o nome de Rodrigo Moreno no nosso item de pesquisa para perceber o que achamos sobre o espanhol que joga no Benfica. Não estamos a escrever este texto para voltar a evidenciar as qualidades que acreditamos que tem, neste momento muito positivo para ele, mas sim procurar dissecar o porquê de ter voltado a aparecer num momento decisivo, assim como outras notas sobre o futebol actual.

Entrando aos 87 minutos de um jogo que está empatado, e que só é aceitável a vitória e, sem querer dar qualquer tipo de amadorismo a Jorge Jesus, é óbvio que por muitas indicações que sejam dadas, o avançado que entra só pretende ter uma bola de golo para ficar na história. Em detrimento das missões colectivas e dos posicionamentos desejados pelo técnico, o jogador quer acima de tudo evidenciar-se.

E Rodrigo entrou para fazer o que mais gosta e que tanta vez é proibido de fazer no Benfica: jogar como elemento mais ofensivo e experimentar alguns movimentos de ruptura sem bola pedindo bola nas costas da defesa. Continuamos a dizer que é o melhor avançado do Benfica no seu todo e entrou para a história ao marcar o golo decisivo da primeira vitória de sempre no terreno do Anderlecht. Não se espante, contudo, se nos próximos 2 ou 3 jogos, apenas vir Rodrigo a aquecer sem ter qualquer minuto de jogo.



Olhando para o CSKA-Bayern. Os russos somos fãs do seu futebol. Jogo apoiado, um misto de posse e transições, quase sempre bem definido pelo seu cabeça de cartaz - o japonês Honda - com outro tipo de argumentos a nível ofensivo, sobretudo se estivessem em jogo Dzagoev e Dumbia a história podia ter sido outra. 

Parece-me que ganharão com relativa facilidade o campeonato e continuarão a ser a equipa mais forte da Rússia. Bom treinador, equipa bem organizada e com processos muito interessantes, modelo agradável para os fãs da posse e aqueles que procuram um futebol mais vertical e objectivo. Para continuar a seguir.

Guardiola continua a colocar o seu cunho pessoal na equipa que me parece, neste momento, mais forte do que alguma vez foi o "seu" Barcelona. Sobretudo pelas individualidades que dão dinâmicas ao modelo de jogo impossíveis dos espanhóis terem. Refiro-me naturalmente à aceleração do jogo e à objectividade dos alemães em processos rápidos e que exploram muito mais o desequilíbrio do adversário.

Mas continuo sem perceber a fixação de Guardiola em alguns momentos. Bater cantos curtos, todos os que dispõe, quando tem jogadores fortíssimos no jogo aéreo? Não pode cair no exagero sob pena de tornar a equipa mais fraca do que poderia ser. É que fazê-lo num Barcelona onde a média é o metro e setenta e cinco, é aceitável. Neste Bayern não.

E para os fãs de um futebol "barcelonizado", basta ver a forma como surge o primeiro golo. Velocidade, explorar o desequilíbrio do adversário, cruzamento (muito criticado) e finalização. Processos eficazes que não podem cair no campo do exagero.



Falando de Bale. Sou defensor que um jogador quando atinge patamares de excelência não deve mudar o contexto. Quero com isto dizer que se o fez, tirando excepções, é porque o modelo da equipa o potenciou e as dinâmicas colectivas foram criadas para lhe dar situações de sucesso e em que ele fez toda a diferença pela qualidade individual.

Foi assim com Bale no Tottenham. Arrisco dizer que em termos de desempenho individual foi top3 na temporada passada, daquilo que eu vi. Números excelentes para o rendimento global do colectivo e sempre a ser chamado nas alturas das decisões num colectivo sem grandes argumentos e em que ele tinha de tirar coelhos da cartola de forma regular e foram tantas as vezes que o conseguiu...

Mas no Real o futebol é outro e sobretudo a equipa está mecanizada de outra forma. Ronaldo é e tem de ser o centro das atenções mas Bale, apesar da qualidade e do acrescento de qualidade que pode originar, acabará por estar menos em foco e com um rendimento individual menor face ao que poderia estar se, porventura, estivesse numa equipa moldada em seu redor.

domingo, 24 de novembro de 2013

Prospecção: Ángel Correa



Muita atenção a este jogador que actua no campeonato argentino. Promessa... e das grandes. Correa tem imenso futebol nos pés e promete dar muito que falar. Joga solto no ataque ou numa posição mais recuada, que lhe permita progredir com bola, é nesse movimento que faz muita diferença. Veloz (bastante), forte na penetração, é intenso e joga com ambos os pés o que lhe facilita imenso a definição dos lances. Com apenas 18 anos e já a um nível muito interessante, precisa crescer na tomada de decisão (o que será um processo contínuo, visto a tenra idade) mas é um jogador que promete muito. Para seguir com atenção.



Nacionalidade: Argentina
Data de Nascimento: 09-03-1995 (18 anos)
Altura/Peso: 176 cm / 70 kg
Posição: Médio Ofensivo/Avançado
Clube: San Lorenzo

Época               Clube           Jogos           Golos
2013            San Lorenzo       16                  4
2012            San Lorenzo       13                  4

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Continuamos a acertar...

...e a esperar pelo dia que o Japão surpreenda o Mundo... e pode ser já em 2014. A forma personalizada com que jogam e vencem a poderosa Bélgica pode ser vista aqui.

     

Futebol de alta qualidade, colectivo, apoiado, intenso. E com golos de Osako e Kakitani

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Adivinhe quem vimos hoje...



Sim, ele mesmo. Lisandro Lopez ao serviço do Al Gharafa do Qatar. Parado, paradinho. E aos 30 anos. Pergunto-me, pela sua qualidade, em quantas equipas de nível médio/alto na Europa poderia estar a jogar. Talento puro e qualidade técnica em quase tudo o que fazia. E aqui conjugamos no passado pois não acreditamos que volte ao que era.

Sobretudo porque o jogador de futebol vive da competição. Das suas exigências, das suas ambições, dos seus objectivos. Não é preciso pensar muito para perceber qual a actual motivação do argentino no médio oriente. Mas custa vê-lo tão longe do que já foi. E com tanto para dar. Vamos recordá-lo pelo que já foi (num tempo não muito distante).

domingo, 17 de novembro de 2013

Problemas na Selecção: Vamos mais longe



Não é surpresa para ninguém as discussões nos bastidores em relação às escolhas de Paulo Bento e aos problemas que tem tido com alguns jogadores. Este texto não pretende apenas esmiuçar o rendimento e as escolhas de alguns jogadores, mas também falar sobre o que (não) joga a selecção de Portugal.

É confrangedor ver jogar esta equipa 90 minutos. Não é exagero. Portugal joga pouco, joga mal, e depende sempre de um lance individual bem definido para superar problemas. Não esperamos que existam grandes rotinas ou um modelo de jogo apelativo do nosso país. Impossível esperá-lo. Basta olhar para a nossa Liga e para as divisões secundárias. Quantos treinadores partilham das mesmas ideias? Quantas equipas têm um modelo de jogo semelhante? Qual é a base formativa da FPF nas suas diversas equipas? Modelos de jogo transversais? Sistemas tácticos semelhantes? 

Bem, a resposta é quase sempre o número mais baixo possível. E basta olhar para a selecção sub-21. É uma boa geração de jogadores, é verdade, sobretudo para o rendimento que oferecem em idade ainda prematura. A margem de alguns não é elevada, ressalve-se. Nunca fomos a favor da corrente e sempre encontramos problemas em Ivan Cavaleiro para ser jogador de Benfica (basta pesquisar no blog). Mas justifica-se jogar uma selecção num 4x4x2 quando todas as outras o fazem em 4x3x3?

Que dinâmicas são transversais ou adaptáveis a um e outro sistema? Falando em modelos. E pegando no Paulo Oliveira, dos sub-21 e do Vitória de Guimarães. Como queremos que o modelo do sair a jogar, do passe curto e futebol apoiado transversal às selecções seja interpretado por um jogador que todos os dias encarna um modelo no clube onde o futebol directo é prioridade e passa a sua acção específica a bater bolas longas na figura do avançado (primeiro Amido Baldé e agora Maazou)?

Aqui entraríamos na forma como o jogo é visto em Portugal pelos seus intervenientes e pelos media/adeptos mas deixemos para uma outra oportunidade ou para a caixa de comentários. Vamos para as escolhas de Paulo Bento.

O povo não reclama, e a imprensa pouco fala. Mas um jogador, que é claramente top3 em termos de qualidade do jogador português, não entrar numa lista de 18/20 jogadores de uma selecção é brincar ao futebol e a outros interesses instalados. Sim, falamos de Danny do Zenit. As pessoas não acompanham o futebol russo e por isso desconhecem muitas delas o seu futebol. Mas vamos apresentá-lo, só pelo que fez esta época. 15 jogos, 10 golos. Sim, como extremo.



É um jogador tremendo quando joga entre-linhas. Por vezes peca em querer adornar em demasia mas em tudo o resto é fortíssimo. Tomada de decisão, qualidade em progressão, técnica, drible. É muito mais jogador do que Nani. E falamos em top3 exactamente para falar sobre o extremo do Manchester United.

O que faz actualmente para justificar o estatuto? Poucas são as vezes que vence uma situação de 1x1 ou cruza com qualidade. As decisões continuam a não estar ao nível do exigível e em termos físicos parece algo desgastado e longe da forma que o notabilizou. Quando oiço comentadores dizer que Varela já merecia o lugar de Nani na selecção, não referindo Danny, é indesculpável.

Mas há mais. Manuel Fernandes tem sempre lugar em qualquer selecção. Pelo que joga e faz jogar. Passou ao lado de uma carreira brilhante muito pelo feitio e más decisões que tomou, mas tem qualidade que sobre para jogar em muitos clubes da elite europeia. Estará a regularidade (nível médio/baixo) do Miguel Veloso acima do que poderia acrescentar o Manuel Fernandes ao futebol da equipa? Até como 6?

A questão do avançado. Postiga é o tipo de jogador que faz tudo bem menos marcar. Não vale a pena continuar a encontrar teorias e explicações para o seu insucesso na finalização. A verdade é que Nelson Oliveira está a fazer uma época muito boa e desapareceu das escolhas. Problemas, dizem alguns...

As internacionalizações de Licá e Josué são questionáveis. Razão pela qual perguntamos nunca foi Vítor chamado enquanto brilhava no Paços. É preciso atingir um certo estatuto para integrar as escolhas? É que o rendimento parece continuar a ser deixado de parte.

O nosso melhor 11 da selecção seria, hoje, este: Rui Patrício; Sílvio, Pepe, Bruno Alves e Coentrão; Manuel Fernandes, Moutinho e Meireles; Danny, Vieirinha e Ronaldo.

sábado, 16 de novembro de 2013

Prospecção: Yuya Osako



Osako é actualmente uma das grandes referências do futebol japonês. Este tem sido o seu ano de afirmação sobretudo pelos golos que tem feito. Não é um jogador de área mas tem a frieza e a serenidade destes na hora de finalizar. Participa na construção do jogo ofensivo da equipa, é um jogador móvel que gosta de pisar outros espaços que não exclusivamente a área e fá-lo com qualidade. Tem um bom jogo de costas para a baliza, segura e passa com qualidade. Mas tem sido na área que se mostrou esta época. Forte de cabeça, muito rápido a responder a solicitações, é na aceleração que se destaca pela forma como se antecipa aos defesas. É ambidestro, o que facilita imenso situações de finalização. Bom jogador para dar o salto.


Nacionalidade: Japão
Data de Nascimento: 18-05-1990 (23 anos)
Altura/Peso: 182 cm / 70 kg
Posição: Avançado
Clube: Kashima Antlers

Época               Clube           Jogos           Golos
2013               Kashima          30                 18
2012               Kashima          32                  9
2011               Kashima          25                  5

O futebol apoiado do Japão


Há muito que os acompanhamos. Os talentos nipónicos começam a aparecer em grande destaque na Europa e agora será a sua selecção que promete surpreender o Mundo no Brasil. Quando aqui falámos em alguns dos nomes ainda escondidos naquele campeonato (OgiharaKakitaniNagai), sabíamos ao que íamos.

Quem acompanhou como fizemos os últimos jogos nipónicos frente à Sérvia e à Holanda percebe que há ali muito futebol para mostrar. Sobretudo pela continuidade que existe entre o jogo realizado no campeonato local e o transfer que há para a sua selecção. Uma clara amostra de que investir e desenvolver a sua formação trás resultados.

O Japão é uma equipa muito próxima do futebol europeu, sobretudo do futebol espanhol e alemão. Não é por acaso que muitos nipónicos estão na Bundesliga. Zona de construção ao nível dos melhores. Futebol apoiado, criatividade, dinâmicas colectivas, e tudo sempre em alta rotação (o que mais surpreende). Tem ainda intervenientes de grande nível no 1x1 e na forma como pensam o jogo.

Hoje o Japão empatou a Holanda e ridicularizou os europeus na 2ª parte. Domínio absoluto de todos os momentos do jogo. Com Uchida, Nagatomo, Hasebe, Okazaki, Honda, Kiyotake e Kagawa fica mais fácil. Continuem a seguir que vai valer a pena.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O ADN que Fonseca desligou



Não tem tido vida fácil no campeão nacional Paulo Fonseca. Depois de um trajecto brilhante ao serviço do Paços de Ferreira, a sua mudança para o Porto não tem sido tão produtiva como seria de esperar. Alguns maus resultados, poucas exibições conseguidas, e uma desconfiança em relação ao novo modelo do Porto começa a ser evidente nas hostes azuis e brancas.

Este artigo e o eventual sucesso que Fonseca venha a ter, passa por interligar factores, alguns tópicos que têm ligação óbvia, mas o técnico ainda não os conseguiu ligar: Hulk, James, Lucho e Quintero. Confusos? Vamos desenvolver.

O modelo de jogo do Porto parece transversal a treinadores e jogadores. Os anos passam e algumas nuances vão surgindo, lógico que com jogadores diferentes são criadas dinâmicas e pequenas alterações, mas a base prolonga-se época após época.

O 4x3x3 do Porto continua a ser de posse, mas incaracterístico face ao passado. Isto porque desapareceu a criatividade na zona de decisão. E é aí que o Porto tem sentido as principais dificuldades. Fonseca deu o seu cunho pessoal a um Porto que não pressiona tão alto, não privilegia tanto a posse, mas joga mais largo e de forma mais vertical.

O sucesso passado do Porto deveu-se a uma nuance do seu modelo, interpretada pelos seus melhores intérpretes, que este ano ainda não apareceu. Falamos da posição de extremo direito. Mas antes de falar desse lugar específico, falemos de Lucho.

Com mobilidade, capacidade de progressão e agilidade, foi sempre um dos melhores do campeonato. Continua a ser, mas menos. Hoje não é um jogador tão móvel, e o modelo ressente-se disso. Já se ressentia antes, mas Vítor Pereira é muito melhor treinador do que a maioria julga.

Lucho não consegue estar tão disponível para ligar o sector intermediário ao ofensivo, não consegue ser rápido o suficiente para criar desequilíbrios na zona de decisão, para fazer com que a equipa adversária não tenha tempo para se posicionar, e para conseguir entrar em transições de forma mais recorrente colocando os avançados em contextos de menor inferioridade face à linha defensiva.

O espaço entre os três médios e os três avançados, sobretudo pelo corredor central, mesmo que ocupado a espaços, é fundamental neste modelo, e a capacidade que o Porto tinha em o preencher e o desequilibrar, desequilibrando os adversários, fazia o seu sucesso.

E tudo começou com Hulk. Diagonais venenosas, penetrações interiores a colocar igualdade ou superioridade numérica pelo corredor central. O transporte que fazia, a criatividade que acrescentava, deixava os defesas em situações de igualdade ou superioridade zonal de apenas um elemento. Com o talento individual a vir ao de cima, o sucesso era inevitável para os dragões.

Passou para James. O colombiano desequilibrava o sistema ofensivo de forma propositada. Em organização ofensiva eram inúmeras as vezes que se colocava entre os três médios e o avançado, diminuindo o espaço, permitindo-lhe jogar de frente e pelo corredor central: James e o Avançado contra 2 defesas centrais e um trinco.

Este Porto demora a entender isso. Paulo Fonseca até o tenta pensar, mas não executa nem há adaptabilidade possível com Josué. Falta-lhe repentismo, agilidade e mobilidade para isso. O tempo que demora a chegar, a pouca aceleração, o 1x1 que não é tão imprevisível, facilita a tarefa de quem defende.

E o sucesso estará dependente de Quintero. O jogador que o Porto foi buscar a Itália será, se Fonseca quiser, a chave do puzzle. Repentismo, criatividade, inteligência, qualidade passe, capacidade de remate, capacidade de drible...tudo ao dispor, mas sobretudo, ao dispor do colectivo e elevando o seu nível para outra eficácia. É que Danilo é fortíssimo na zona de decisão, e com Quintero a vir sempre dentro, vai abrir-lhe todo o espaço, também, para aparecer. Jackson não estará tão sozinho, terá mais companhia, menos pressão zonal, menos inferioridade face aos defesas. Com isto, Fonseca resolverá o problema.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Prospecção: Minhoca



Nélson Estrela, mais conhecido por Minhoca, vai despertando nos Açores e mostra que há muito talento nas divisões secundárias. Vindo da 3ª divisão está a impor-se aos poucos nos encarnados e este é o seu ano de afirmação. Já leva 2 golos em 15 partidas mas fundamentalmente é o grande destaque da sua equipa. Joga pelo corredor central, como médio, mas é na zona de decisão que se destaca. Forte em progressão, é rápido e agressivo na forma como parte para cima dos defesas, tem qualidade técnica e poder de drible e uma facilidade de remate assinalável. Jogador para seguir.

Nacionalidade: Portugal
Data de Nascimento: 29-04-1988 (25 anos)
Altura/Peso: 175 cm / 67 kg
Posição: Médio Ofensivo Centro
Clube: Santa Clara

Época               Clube           Jogos           Golos
2012/13       Santa Clara         39                  1
2011/12       Santa Clara         22                  2
2010/11       U.Micaelense      28                  6

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O padrão no jogo grego



O Benfica joga amanhã na Grécia cartada decisiva na época num ambiente que se espera de grande dificuldade para os portugueses. Mas não é só com o ambiente que os homens de Jorge Jesus têm de se preocupar. O Olympiakos é uma equipa muito organizada e para Jesus não correr o risco de voltar a ser surpreendido, como diz ter sido pela movimentação de Ibrahimovic no jogo em França, vamos de forma muito sintética abordar a fase ofensiva do jogo dos gregos.

O Olympiakos é uma equipa muito inteligente e com um futebol bastante objectivo. Jogue quem jogar, há 3 jogadores e 3 movimentações que são transversais ao jogo da equipa e ao seu modelo. Acreditamos que não seja por acaso e que seja uma padronização em ataque posicional fácil de identificar. Weiss, Mitroglou e Saviola.

Após recuperação de bola, o Olympiakos lateraliza normalmente o jogo, de forma directa. Não preveligia a posse no corredor central ou a criação de desequilíbrios a partir daí. Joga de forma simples e objectiva no corredor lateral. Objectivo: desposicionar o adversário e distanciar sectores/posicionamentos. Aí entram em cena 2 jogadores: O jogador no corredor lateral que recebe - normalmente Weiss -, e a chave deste processo, Saviola.

Já sabemos que o argentino é temível entre-linhas e Michel também o sabe. Aparece normalmente pelo corredor central no espaço morto, fruto do desposicionamento que os gregos procuram criar, e aí, com espaço para decidir, é letal. Normalmente surge uma penetração com bola, ou uma combinação directa com o outro elemento fundamental: Mitroglou.

O jogo grego é eficaz e assertivo nesta situação. Há muitas situações de cruzamentos a partir do corredor lateral, e de 2x1 após entrada no corredor central na zona de finalização. O Benfica tem de ter especial atenção ao espaço à frente do seu sector defensivo onde o Olympiakos é muito forte pela facilidade com que coloca 2 ou 3 jogadores em condições de combinar com o elemento mais avançado ou procurar a penetração/meia distância.

Outra situação a ter em conta são as bolas paradas. Os gregos apesar de não terem uma equipa especialmente forte do ponto de vista físico, trabalham-nas bem e criam boas situações através de esquemas tácticos bem definidos e com alguns lances estudados que podem surpreender. Veremos como o Benfica se adapta a tudo isto. Pelo menos surpreendido, não acredito que volte a ser.

domingo, 3 de novembro de 2013

Os "outros": Melhor 11 da Liga



Chegados à jornada 9, é possível fazer já um primeiro balanço do campeonato português. Muitas têm sido as notas positivas, outras negativas, das equipas e jogadores até ao momento. Já vimos três treinadores cederem os seus lugares, outros a cimentar - e de que maneira - os seus, algumas surpresas, outras desilusões. Mas é de jogadores que vamos falar. Tirando os três grandes, que jogadores têm tido um rendimento acima da média em relação aos restantes? Este será o nosso onze, quando partimos para a jornada 10, dispondo os jogadores num 4x4x2, com treinador à altura.

Guarda-Redes: O Rio Ave é a equipa menos batida do campeonato. Conta para isso com um guarda-redes que não sendo surpresa para ninguém, vai cimentando o seu estatuto como um dos jogadores mais valiosos da prova. Falamos de Salin. O francês tem sido decisivo a evitar alguns dissabores aos vila condenses. Contudo, a nossa escolha, apesar de difícil, vai para Adriano Facchini. Falamos dele pela primeira vez aqui ainda estava ele na 2ª Divisão B. Forte entre os postes, líder de equipa, muito seguro também nas saídas e na forma como aborda situações de finalização. Tem presença e elegância. Já sabíamos da sua qualidade, mas tem reforçado o estatuto.

Defesa-Direito: Apesar de estar nivelada por baixo, esta posição específica tem mostrado um jogador a ter em conta em Vila do Conde. Lionn, um velho conhecido do futebol português, apesar de ter apenas 24 anos, atingiu a maturidade futebolística e vem-se destacando com bons desempenhos. Ágil, veloz, importante na forma como dá profundidade ao corredor e apoia o ataque, tem crescido também defensivamente e é uma das boas confirmações da prova.

Defesa-Esquerdo: A boa campanha dos gilistas na prova fá-los ter lugar de destaque em qualquer menção honrosa que se faça do campeonato. Luis Martins tem sido um dos seus maiores destaques. Está um jogador maduro, confiante e muito seguro de si. Fortíssimo nas bolas paradas e na meia distância, tem crescido sob o ponto de vista defensivo, continuando a oferecer qualidade no jogo ofensivo da sua equipa. Já leva 2 golos, e promete mais.

Defesa-Central: Aderllan Santos. Já o tinhamos referenciado na pré-época e está a assumir o destaque. Jogador de potencial elevado, já se destacou pelos dois golos que marcou e segurança que tem oferecido à equipa. Forte no desarme e na leitura dos lances, muito forte no jogo aéreo e na forma como sai com bola em progressão. Jogador para continuar a seguir, veremos se muito mais tempo em Braga.

Defesa-Central: Paulo Oliveira. Mantém o nível que nos habituou nos últimos anos. Jogador de qualidade, muito forte na marcação e na antecipação, tem de melhorar sob o ponto de vista da forma como sai com bola, mas tem margem para crescer. Mantém-se sempre  regular e certo em todos os aspectos de jogo.

Médio-Centro: Miguel Rosa. É o destaque habitual de um jogador que se assume como destaque ano após ano. Leva 3 golos, é a cara deste Belenenses e tem assumido papel de destaque em todos os jogos que realiza. Pela maturidade e irreverência, pela capacidade de finalização e de sair vencedor de situações de 1x1, vamos ver os números com que termina este campeonato.

Médio-Centro: Evandro. Uma das principais peças do Estoril. Jogador temível no último passe, boa leitura de jogo e tomada de decisão ao nível dos melhores. Tecnicamente também dotado e que aparece com facilidade em zonas de finalização. Parece ter encontrado a fase de rendimento do seu jogo e promete continuar o bom momento.

Médio-Direito: Avto. Já sabíamos da sua qualidade, falámos dele aqui, e está a confirmar as referências que demos dele quando estava na 2ª B. Jogador muito veloz, forte no 1x1, objectivo e muito intenso, promete continuar a dar que falar na equipa sensação da Liga.

Médio-Esquerdo: Marco Matias. Nunca fomos especialmente fãs do seu jogo, mas está este ano a atingir números interessantes. É a peça de maior destaque do ataque do Guimarães e os 3 golos que leva justificam o estatuto. Muito veloz, embora nem sempre com as melhores decisões, tem assumido o jogo e está num bom momento o que lhe dá confiança para continuar a crescer.

Avançado: Não é novidade, já na 2ª Liga o referenciámos aqui, e não desilude em nada. Jogador importante na zona de finalização, veloz, com uma facilidade de remate tremenda, tem ganho experiência e sabedoria no posicionamento para aparecer a finalizar. Jogador para outros voos, e veremos até onde chega este ano. Falamos claro de Luis Leal.

Avançado: Derley, do Marítimo. Numa má época dos insulares, o destaque vai inteirinho para o seu avançado. Jogador móvel, tecnicamente com qualidade, sabe movimentar-se e jogar também de costas para o golo. Contudo, é forte e letal na finalização, onde já leva 6 golos em 9 jogos. Se o volume ofensivo do Marítimo crescer, e a sua equipa melhorar, até onde chegará?

Treinador: João de Deus e Marco Silva são talvez os dois mais promissores treinadores da Liga. O prémio tem de ser dado a Marco Silva pelo que tem feito, mas vamos mais além, e damos a João de Deus. Já tinhamos perspectivado o sucesso aqui e damos ênfase ao que tem feito. Remodelação total do plantel, encontrou rapidamente uma grande adaptabilidade dos jogadores às suas ideias e os resultados falam por si. Perdeu apenas com Benfica e Porto, e o Gil para além da segurança e eficácia do seu jogo, joga um futebol de qualidade em muitos momentos do jogo. 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Os talentos fora do modelo de jogo



O Benfica ganhou 3-0 em Coimbra. Quem não viu o jogo, aceita este bom resultado com o agrado normal de uma vitória num terreno que se tem tornado difícil para os encarnados. Quem o viu, não pode nunca deixar de lembrar-se do nome de três jogadores que acrescentariam uma qualidade enorme ao jogo do Benfica. Jogo esse sempre a um ritmo baixo, com poucas ideias, com falta de mobilidade, com poucas dinâmicas colectivas aparentes - ou que pelo menos tenham efeito prático. Esses três nomes são o de Djuricic, Rodrigo e Ola John.

Começando pelo sérvio, é evidente que o seu rendimento, quando chamado, não tem estado ao nível expectável. Mas é fácil perceber. Djuricic é um jogador de zona de construção, com visão de jogo e qualidade de passe, que tem de jogar de frente para o jogo. Tem actuado num modelo que em nada o beneficia ou lhe permite encaixar, obrigando-o a jogar quase sempre de costas, sem espaço para recuar e participar numa fase de menor pressão do ataque organizado, sempre com poucas linhas para jogar e num colectivo com poucas ideias. A desconfiança vai-se apoderando do jogador, o que afecta a tomada de decisão e a sua própria execução e esse descontentamento coloca em risco um dos jogadores mais talentosos que o Benfica tem nas suas fileiras nos últimos anos.

Rodrigo é outro caso bicudo. Criticado pelos adeptos, a realidade é que é outro jogador em que as suas características em nada se exploram no actual modelo da equipa. O cliché de ser um jogador móvel, rápido, até franzino, logo, não pode jogar como elemento mais avançado da equipa, tem destruído o seu rendimento e adiado a sua explosão enquanto grande jogador que é. Rodrigo é um avançado de top e tem características que todos os jogadores de top da sua posição têm: qualidade finalização, mobilidade, velocidade, capacidade técnica e de drible. Só Jesus vai insistindo na ideia de o tirar da posição 9 e obrigando-o a jogar longe da área e da zona de finalização, participando em demasia na organização colectiva da fase ofensiva, desgastando-se e não explorando a sua capacidade de ler o jogo e movimentar-se em ruptura onde faz a diferença. Depois é um atleta lançado a jogo com pouca continuidade, sem ritmo, de forma quase surpreendente, e reflecte-se no seu desempenho. Basta dizer que o ano passado só por uma vez não marcou, quando jogou 90 minutos.

Outro patinho feio neste momento do grupo é Ola John. O extremo holandês é a antítese da ideia de jogo e do modelo que Jesus incute neste Benfica. É criticado comparativamente aos outros extremos do plantel por não entrar nas correrias sem fim destes. Mas quem está certo é o holandês. É o melhor extremo do plantel a temporizar e perceber os lances, pode crescer na tomada de decisão fruto da confiança que pode adquirir, é forte no 1x1 como nenhum outro do plantel, e é claramente jogador para muito mais do que tem dado no Benfica. Outro jogador que aparece e desaparece da equipa e assim dificilmente ganha ritmo, confiança e consistência nas exibições. De qualquer forma, sabe mais do jogo, e tem mais qualidade num pé, do que Ivan Cavaleiro no corpo todo.